Irã: após explosões, Itamaraty apela por “máxima contenção” de ataques
O Itamaraty se manifestou sobre os relatos de explosões na cidade de Isfahan, no Irã, em meio à tensão com Israel
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou uma nota, nesta sexta-feira (19/4), após os relatos de explosões na cidade de Isfahan, no Irã, durante a madrugada. O suposto ataque tem sido atribuído a Israel, em mais um capítulo da crise no Oriente Médio.
No comunicado, o Itamaraty diz acompanhar com “grave preocupação” a escalada da tensão entre os países.
“O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, ressalta a nota divulgada.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta sexta com o chanceler do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, em um encontro bilateral realizado na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, ele reiterou o pedido pelo fim das hostilidades.
Ataques
Na noite de quinta-feira (18/4), a mídia iraniana apontou que explosões foram registradas na cidade de Isfahan, que abriga centrais nucleares. A ação ocorre dias após ataque do Irã a Israel, com drones e mísseis.
A agência de notícias Reuters afirmou que um analista iraniano disse à TV estatal do país que os minidrones abatidos pelas defesas aéreas em Isfahan foram pilotados por “infiltrados de dentro do Irã”.