metropoles.com

IR 2024: 42,4 milhões de declarações foram entregues dentro do prazo

Receita Federal divulgou neste sábado (1º/6) o balanço final do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Agência Brasil
Tela de celular mostra aplicativo da Receita Federal imposto de renda aplicativo falso restituição -Metrópoles
1 de 1 Tela de celular mostra aplicativo da Receita Federal imposto de renda aplicativo falso restituição -Metrópoles - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Segundo balanço da Receita Federal divulgado neste sábado (1º/6), mais de 42,4 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foram entregues dentro do prazo, encerrado nessa sexta-feira (31/5). O IRPF 2024 tem como base o ano-calendário 2023.

O auditor-fiscal José Carlos Fonseca, responsável pelo programa do IR, destacou que neste ano o processo de entrega da declaração ocorreu de maneira “extremamente tranquila”. “Não tivemos nenhum problema tecnológico, não tivemos nenhuma sobrecarga, nenhuma indisponibilidade”, disse ele.

O número de 42,4 milhões de declarações é maior do que o total entregue em 2023 — 41 milhões — e fica um pouco abaixo das 43 milhões esperadas pelo Fisco.

“Todo ano, a gente tem um crescimento natural da entrega das declarações, de acordo com a melhoria da economia, de acordo com a oferta de emprego. A gente tem visto que o crescimento é constante”, explicou, em março, José Carlos Fonseca.

Do total de declarantes, 60,6% têm imposto a restituir, 20,5% a pagar e 18,9% não terão incidência nenhuma. O estado com maior número de declarações recebidas foi São Paulo, com quase 13,6 milhões. Já Roraima foi o estado com o menor número de declarações, somando apenas 93,1 mil.

Envio fora do prazo

O contribuinte que ainda não declarou pode se regularizar, mas o envio de declarações após o prazo legal está sujeito à multa por atraso na entrega de declaração. A multa mínima é de R$ 165,74, isso para declarações sem imposto a pagar.

O contribuinte com atraso tem 30 dias para resolver as pendências com a Receita.

Para entregar a declaração do IRPF após o prazo, é necessário acessar os meios oficiais do Fisco, como o site do Meu Imposto de Renda, ou o aplicativo homônimo disponível para smartphones e tablets.

As multas e punições não são aplicadas sobre os casos nos quais os contribuintes enviam declaração retificadora para corrigir possíveis erros da entrega anterior. O prazo para correção na declaração já encaminhada ao Fisco começa às 8h da próxima segunda-feira (3/6).

Contribuintes do Rio Grande do Sul

Excepcionalmente, para moradores nos municípios em estado de calamidade pública no  Rio Grande do Sul, o prazo de entrega se estenderá até 30 de agosto de 2024.

Os contribuintes que vivem nos municípios afetados (confira a lista aqui) pela tragédia têm, portanto, mais três meses para cumprir as obrigações fiscais com a Receita.

Declarações pré-preenchidas

Neste ano, a declaração pré-preenchida, que estava acessível para 75% dos declarantes, foi utilizada por 41,0% dos contribuintes, enquanto em 2023 apenas 23,9% utilizaram esse recurso durante todo o período de entrega da declaração.

Essa modalidade reduz significativamente as chances de erros e o risco de cair na malha fina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?