IPVA 2022: veja calendário do Rio e de SP; pagamento começa em janeiro
O imposto é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo, o ano de fabricação do veículo e o estado em que o contribuinte mora
atualizado
Compartilhar notícia
A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em janeiro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Confira, abaixo, os calendários de pagamento.
O imposto é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo, o ano de fabricação do veículo e o estado em que o contribuinte mora.
Em 2022, o IPVA deve ser mais caro, acompanhando a valorização de carros novos e usados.
Cada estado tem uma alíquota diferente do imposto, mas todos consideram o valor venal de veículos usados, que é calculado por meio da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ou por meio da nota fiscal de compra, no caso dos veículos 0 km.
Diferentemente da lógica de anos anteriores, ambos acumulam uma expressiva valorização em 2021.
GDF diminui reajuste do IPVA 2022, mas aumento ainda será de 10,42%
Calendário de São Paulo
O governo de São Paulo anunciou um desconto de 9% para os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única. Também será possível fazer o pagamento em até cinco vezes sem juros.
O calendário começa no dia 10 de janeiro. Os proprietários de veículos usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento terão redução de 5% na taxa.
Calendário do Rio de Janeiro
Para os proprietários que preferirem parcelar, será permitido o pagamento em três vezes mensais iguais, sem o desconto de 3%, conforme o número final da placa do veículo.