metropoles.com

Iphan nega autorização para show de rock no Rio com 2.500 pessoas

Órgão determinou o embargo da montagem de enorme estrutura com palco gigante na Praça da Pira, na Candelária, no Centro do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Iphan nega evento para comemoração de 40 anos do Rock Nacional
1 de 1 Iphan nega evento para comemoração de 40 anos do Rock Nacional - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) embargou nesta sexta-feira (1º/10) e negou autorização para realização do festival Rock Brasil 40 anos, no centro do Rio. Primeiro grande evento de música ao ar livre na cidade desde o início da pandemia de Covid, o Rock Brasil estava previsto para iniciar no próximo dia 6, em um local cercado de bens tombados, como a Igreja da Candelária com seus vitrais alemães do século 19.

Nos documentos aos quais o Metrópoles teve acesso, os técnicos do Iphan alegam que o show restringe o acesso à Casa-França Brasil, não contempla medidas de mitigação e de proteção contra eventuais impactos das vibrações sonoras nos vitrais da Igreja da Candelária e não atende a medidas de proteção da pavimentação, de gramados e de vegetação do espaço público.

O órgão também embargou a montagem de enorme estrutura com palco de 34 x 12 metros a ser montado na Praça da Pira, em uma área de 11.500 metros quadrados, com praça de alimentação, quiosque, food trucks e postos médicos. Longe de bens preservados, o Rio tem locais para shows, como o Sambódromo, também no Centro.

“O evento Rock Brasil 40 anos segue indeferido por este Iphan. Desta forma, com o ocorrer dos fatos, foram gerados o Termo de Embargo Nº 13010 (SEI 3003047) e o Auto de Infração Nº 11480 (SEI 3003194), os quais encaminho, determinando a interrupção imediata das atividades”, diz trecho do documento do órgão.

Os preços dos ingressos variam de R$ 30 a R$ 120 com shows previstos de 6 de outubro a 1º de novembro, com apresentações de artistas como Frejat e Fernanda Abreu. Em seguida, o festival tem datas marcadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, São Paulo e Brasília.

Procurados, os organizadores do evento argumentaram que a informação não procede. “Estamos ajustando o que o Iphan solicitou”, alegou em nota. A Prefeitura do Rio ainda não se pronunciou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?