Ipec: maioria quer 3ª via contra polarização entre Lula e Bolsonaro
De acordo com pesquisa do Ipec, 57% da população concorda total ou parcialmente que uma terceira via evitaria a polarização política
atualizado
Compartilhar notícia
O instituto de pesquisa Ipec divulgou resultados de levantamento de opinião em que questionava se a pessoa gostaria que o Brasil tivesse uma terceira via para evitar a polarização política no país. E 57% dos entrevistados concordam totalmente ou em parte com essa afirmação.
Segundo a pesquisa feita entre 2 e 6 de março, 27% disseram que discordam, totalmente ou em parte, que gostariam de uma terceira via para evitar a polarização, como a que aconteceu nas últimas eleições entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Enquanto isso, 5% não discordam ou concordam. Outros 11% não sabem ou não responderam.
Chama a atenção, nos recortes feitos, que o desejo por uma terceira via seja maior entre população de 25 a 34 anos (61%), com curso superior (60%), da Região Sudeste (61%) e com rendimento entre dois e cinco salários mínimos (61%).
Entre homens e mulheres, o índice é bem parecido: eles chegam a 56%, e elas, a 57%.
Veja todos os dados:
Isso demonstra como a polarização política que tomou conta das últimas duas eleições presidenciais brasileiras não passou e continua a incomodar a população. Na mesma pesquisa, o Ipec também fez uma avaliação do governo Lula.
Segundo os entrevistados, 41% dos brasileiros consideram sua administração ótima ou boa, contra 24% que a definem como péssima ou ruim, e 30% apenas regular. Em março de 2019, a administração de Bolsonaro era tida como ótima ou boa por 34%.
O Ipec fez 2 mil entrevistas em 128 municípios. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. E o nível de confiança utilizado é de 95%.