metropoles.com

Ipec em GO: Caiado aparece com 55%, Mendanha tem 23% e Vitor Hugo, 6%

Levantamento entrevistou 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem/Metrópoles
goias candidatos ao governo
1 de 1 goias candidatos ao governo - Foto: Montagem/Metrópoles

Goiânia – Dados divulgados pelo Ipec nesta quinta-feira (22/9) sobre a disputa ao Governo de Goiás apontam o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), na liderança da corrida eleitoral, com 55% das intenções de voto no recorte estimulado.

Gustavo Mendanha (Patriota), principal adversário na disputa conforme as pesquisas, aparece em segundo com 23%. Este é o segundo levantamento feito pelo instituto em Goiás, contratado pela TV Anhanguera.

Segundo a pesquisa, Major Vitor Hugo (PL) está em terceiro lugar na disputa com 6%. Já Wolmir Amado (PT) tem 3%. Os demais candidatos não alcançaram 1%. Se a eleição fosse concluída com este cenário, Caiado seria reeleito no primeiro turno.

Os números são referentes ao cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Brancos e nulos totalizam 4%. Já os que não sabem/não responderam representam 6%.

Em comparação à pesquisa anterior, realizada em agosto, Caiado teve um crescimento expressivo, já que saiu de 48% para 55%, deixando a margem de erro. Mendanha foi de 21% para 23%. O levantamento tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, com 800 eleitores em 36 municípios goianos e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00938/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número GO06085/2022.

Espontânea

No cenário espontâneo, quando as opções não são mostradas ao eleitor, Caiado também aparece à frente na corrida, com 43%. Enquanto isso, Mendanha figura com 13%. Major Vitor Hugo tem 4%. Professor Pantaleão e Wolmir Amado aparecem com 1% das intenções de voto.

Cintia Dias, Professora Helga e Vinícius Paixão aparecem com 0%. Outros somam 2%. Já Edgar Diniz não foi citado.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

O percentual dos que souberam ou não quiseram responder ao questionamento é de 29%. Já os que afirmaram que votarão nulo ou branco e/ou não votarão somam 7%.

Rejeição

Os eleitores também foram questionados em qual candidato não votariam em nenhuma hipótese. Ronaldo Caiado tem rejeição de 18% do eleitorado, seguido por Vitor Hugo com 14%, Cintia Dias, Professor Pantaleão, Vinícius Paixão, Wolmir Amado, todos com 9%. Gustavo Mendanha aparece com 8%, Edigar Diniz, 7%, assim como Professora Helga.

Poderiam votar em todos somam 11%, já os que não sabem ou preferem não opinar são 34%.

Senado

O levantamento também mediu as intenções de voto para o Senado no estado. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) desponta como favorito de 28% dos que participaram da pesquisa, no recorte estimulado. Delegado Waldir (União Brasil) teve 18%, João Campos (Republicanos) teve 9%; Alexandre Baldy (PP), 6%; Denise Carvalho (PCdoB), 6%; Wilder Morais (PL), 5%; Vilmar Rocha (PSD), 4%; Leonardo Rizzo (Novo), 3% e Manu Jacob (PSOL), 1%. Antônio Paixão (PCO) não apareceu na pesquisa pois teve a candidatura indeferida.

Para o Senado, os votos brancos e nulos somaram 8% e outros 13% não sabem em quem vão votar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?