metropoles.com

Ipec: 76% dos brasileiros são a favor da digitalização dos cartórios

Pesquisa mostra que, desse total, no entanto, apenas 14% seria favorável caso houvesse aumento nos custos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Prédio com janelas azuis
1 de 1 Prédio com janelas azuis - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma pesquisa realizada pelo Ipec, antigo Datafolha, e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) mostra que 76% da população é a favor da digitalização dos cartórios. O levantamento destaca que apenas 3 em cada 10 brasileiros não têm queixas dos cartórios, enquanto os demais reclamam de muitas filas, taxas altas e demora na execução.

Entre os 63% dos entrevistados que precisaram utilizar os cartórios nos últimos anos, o resultado é ainda maior, com mais de 80% sendo a favor da digitalização dos serviços.

A pesquisa foi feita no final de março, contou com 2.000 entrevistados e mostra que, dos 76% que são a favor da digitalização, 61% mudam de posição caso haja aumento nos custos. Outros 14% seriam favoráveis à mudança, mesmo que houvesse aumento.

O estudo foi feito em meio à discussão sobre a Medida Provisória dos Cartórios Digitais (MP 1.085/21), que deve passar pelo Congresso nesta terça-feira (3/5), em caráter de urgência. A MP propõe digitalizar, desburocratizar e integrar os 12.440 cartórios brasileiros.

Em 2021, a arrecadação total dos tabelionatos foi de R$ 23,4 bilhões em 2021, valor 34% superior em relação ao ano anterior (2020), de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre as principais atividades dos cartórios, destaca-se o registro civil (para processos como casamento, nascimento, óbito, entre outros) e tabelionato de notas (onde são feitos reconhecimentos de firma e procurações, por exemplo).

Entre os usuários, 54% e 50% utilizaram esses serviços, respectivamente. Já os registros de contratos (nos cartórios de Títulos e Documentos) e imóveis (nos cartórios de imóveis) foram utilizados por 25% e 23%, respectivamente.

2 imagens
Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem no Distrito Federal a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade
1 de 2

Número é recorde desde que o ato passou a ser feito em cartórios de forma mais rápida e simplificada em 2007, como opção à via judicial

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 2

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem no Distrito Federal a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Caso aprovada, a MP prevê a criação do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp). A partir dele, todos os cartórios devem realizar seus atos por meio eletrônico e devem ser conectados.

O projeto foi apresentado no final de 2021 e recebeu 316 emendas no Congresso. Porém, ainda não foi designado relator para a matéria na Câmara.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?