metropoles.com

Carro circula indevidamente por Brasília com identificação do Ipea

O Metrópoles flagrou no Parque da Cidade veículo parado com adesivo do órgão, que nega uso e promete apurar irregularidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Otávio Augusto/Metrópoles
Carro oficial com adesivo falso do Ipea
1 de 1 Carro oficial com adesivo falso do Ipea - Foto: Otávio Augusto/Metrópoles

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estuda acionar a Polícia Federal para investigar o uso indevido de um veículo com adesivo do órgão. O Metrópoles flagrou o automóvel parado no estacionamento 11 do Parque da Cidade no dia 9 deste mês. O carro supostamente oficial ficou ao menos 55 minutos no local. Dentro dele, um motorista dormia com os vidros entreabertos.

Segundo os registros do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o veículo é de uso particular e “nunca pertenceu a órgão público”. Tanto a autarquia quanto a corporação não informaram a situação do automóvel, como existência de multas, licenciamento e pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Apesar do adesivo fixado no para-brisa (veja foto abaixo), o Ipea nega que o carro pertença à frota. Inicialmente, o órgão informou que o veículo seria da empresa Trans21, que prestou serviço até junho de 2018. Procurada pela reportagem, a transportadora afirma não ser a dona do automóvel.

Otávio Augusto/Metrópoles

O carro, um Toyota modelo Corolla na cor preta, tem circulado pelas ruas de Brasília identificado como pertencente ao governo federal. Contudo, ninguém sabe explicar como e por que está adesivado como de uso do Ipea. O órgão estuda abrir uma sindicância e acionar investigadores da Polícia Federal.

Depois de ser questionado, o Ipea afirmou, em nota, que não utiliza carro oficial e que esse também não pertencia à empresa. “Todos os servidores e o presidente do instituto utilizam serviço de táxi, por meio de uma cooperativa”, destaca. O último contrato de locação de automóveis, de acordo com o Ipea, foi rescindido em 14 de junho de 2018. Esse convênio atendia apenas ao presidente do órgão.

O Ipea explica que, quando existia contrato de locação de veículos oficiais, era utilizado o adesivo com as palavras “Governo Federal” na cor amarela. Em uma consulta ao cadastro dos servidores, o órgão não identificou o dono do Corolla em questão como funcionário efetivo ou terceirizado.

Empresa nega
O gerente da Trans21, Eduardo Rossi, nega qualquer vínculo com o automóvel. “Pela placa e modelo, o carro nunca fez parte da nossa frota. Enquanto atendemos o Ipea, não usávamos esse modelo, e nenhum foi adesivado”, explica.

Durante um ano e meio, a empresa prestou serviço ao instituto, o que causou estranheza diante da atribuição feita pelo Ipea. “Isso é incompetência do órgão. Bastaria consultar a placa. É preciso ter cuidado ao divulgar essas informações”, reclama.

Mudanças em 2018
No ano passado, o ex-presidente Michel Temer mudou as regras para o uso de carros oficiais. Desde então, os veículos, tanto da administração pública federal direta quanto de autarquias e fundações, serão divididos em três categorias: de representação, de serviços comuns e de serviços especiais.

Os carros passaram a ser usados exclusivamente pelo presidente e pelo vice-presidente da República, pelos ministros de Estado e por ocupantes de cargos de natureza especial. Também poderão ser utilizados pelo presidente, diretor-geral ou diretor-presidente de agências reguladoras.

Os veículos de serviços comuns serão modelos básicos, destinados ao transporte de material e de pessoal a serviço. Já os de serviços especiais serão usados para questões ligadas à segurança pública e nacional, atividades de inteligência, saúde pública e fiscalização e coleta de dados.

O decreto proíbe, por exemplo, o uso de veículos oficiais para serviços de transporte coletivo ou individual de pessoal a partir da residência ao local de trabalho e vice-versa, para fins de excursões de lazer ou passeios, uso aos sábados, domingos e feriados, para o transporte de parentes de servidor público ou de pessoas não vinculadas ao serviço público.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?