Inverno? Sexta é marcada por calor e ar seco em quase todo o Brasil
Inverno começou nessa quinta (20/6), marcado por temperaturas acima da média. Rio Grande do Sul enfrentará chuvas
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da chegada do inverno, a alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil impede a ocorrência de chuvas na maior parte do país. A umidade e as chuvas permanecem restritas às regiões Sul, extremo norte do Brasil e áreas próximas ao litoral do Nordeste.
Nesta sexta-feira (21/6), o país enfrentará temperaturas elevadas no início da estação.
Na região Sul, segundo o Climatempo, vai amanhecer com predomínio de sol e possibilidade de novoeiro nos estados do Paraná e Santa Catarina. Enquanto no Rio Grande do Sul, o tempo irá continuar instável durante essa sexta, com “predomínio de céu nublado e mais chuva”.
Início do inverno no Sudeste e Centro-Oeste
Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o nível de umidade no ar ficará ligeiramente abaixo de 20%, com o sol intenso em toda a região sudeste. O sudeste começará o dia com temperaturas baixas, mas à tarde, o calor predominará.
No Centro-Oeste, o ar continua seco, com níveis de umidade abaixo de 20% e sem previsão de chuva. Na Região Norte e Nordeste, o sol será intenso e o ar permanecerá seco.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação começou nessa quinta-feira (20/6), às 17h51, caracterizado por temperaturas acima da média e baixa incidência de chuvas praticamente em todo o país. A estação se estenderá até 22 de setembro.