metropoles.com

Invasão de garimpeiros em terra Yanomami causou a morte de 2 crianças

As vítimas morreram depois de se perderem durante a fuga do primeiro ataque. Crianças tinham 1 ano e 5 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Terra Yanomami
1 de 1 Terra Yanomami - Foto: Reprodução/Redes sociais

Duas crianças morreram afogadas na terra indígena Yanomami, na aldeia Palimiu, na região do Uraricoera (RO). O incidente ocorreu após a invasão de garimpeiros no local.

Desde 10 de maio, ataques armados de garimpeiros contra indígenas têm ocorrido de forma sistemática contra  no interior da terra indígena (foto em destaque).

Segundo a Hutukara Associação Yanomami (HAY), as crianças morreram depois de se perderem durante a fuga do primeiro ataque. As vítimas tinham 1 ano e 5 anos.

No último domingo (16/5), uma nova investida dos garimpeiros ocorreu dessa vez com mais ostensividade. Ao menos 15 barcos se aproximaram da comunidade. Além de tiros, houve o uso de bombas de gás lacrimogêneo.

“Não tem nenhuma força pública de segurança permanente do local, e os garimpeiros continuam diariamente amedrontando a comunidade”, destacou a associação, em nota.

A situação foi relatada em ofício destinado à Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami da Fundação Nacional do Índio (Funai), à superintendência da Polícia Federal em Roraima, à 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército e ao Ministério Público Federal em Roraima.

Cerca de 20 mil garimpeiros atuam ilegalmente na terra Yanomami. Este ano, outro dois conflitos envolvendo garimpeiros deixaram mortos. Um na aldeia Helepi, em fevereiro, e outro na mesma comunidade Palimiu, em abril.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal de Roraima determinou o envio de tropas policiais para a terra indígena, em 13 de maio.

Outras decisões da Justiça Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF) determinaram a retirada dos invasores e a proteção do território e do povo Yanomami. Até o momento, nenhuma das decisões judiciais foi cumprida pela União, segundo lideranças indígenas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?