metropoles.com

Intervenção: após um mês, verba prometida por Temer ainda não saiu

Operação ainda não tem recursos garantidos. Área econômica do governo estuda remanejamento de verbas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO
Alto comando do Exército se reúne para debater execução do decreto de intervenção
1 de 1 Alto comando do Exército se reúne para debater execução do decreto de intervenção - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Após o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol/RJ), o governo federal se sente mais pressionado por resultados na segurança pública. Contudo, a intervenção federal instalada no Rio de Janeiro completou um mês, nesta sexta-feira (16/3), sem ter orçamento definido. As informações são do jornal O Globo.

A reportagem informa que, apesar de o presidente da República, Michel Temer (MDB), um dos primeiros a se pronunciar sobre o crime, comprometer-se com o interventor Braga Netto e o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) a repassar recursos para garantir a operação, nada ainda aconteceu.

Segundo o jornal, a área econômica do governo ainda está estudando um remanejamento de verbas. Enquanto isso, dados da organização Fogo Cruzado apontam que ocorreram 149 homicídios no Rio desde o início da intervenção.

Jungmann disse que o problema será solucionado, até porque o novo Ministério da Segurança Pública, criado há quase 20 dias, não pode ficar sem orçamento. Segundo a matéria, nesta quinta-feira (15), os secretários estaduais de Segurança Pública divulgaram ofício endereçado ao ministro no qual cobram recursos para o setor.

Em Brasília, eles apresentaram diversas queixas ao secretário nacional de Segurança Pública, general Santos Cruz, inclusive de deficiências da Polícia Federal na vigilância das fronteiras do país por falta de verbas e redução do efetivo. Segundo os secretários, a PF perdeu 3 mil homens os últimos 10 anos e não houve reposição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?