metropoles.com

Interpol prende brasileiros condenados pelo desvio de medicamentos

Interpol prendeu casal em Portugal e prepara sua extradição. Eles foram condenados por desviar medicamentos de hospitais públicos no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Polícia Federal
Policial Federal diante de símbolo da interpol - brasileiros - brasil - portugal - metrópoles
1 de 1 Policial Federal diante de símbolo da interpol - brasileiros - brasil - portugal - metrópoles - Foto: Polícia Federal

Um casal de brasileiros foi preso pela Interpol, em Portugal. De acordo com a Polícia Federal, eles foram condenados em 2011 e estavam foragidos desde 2020, quando foi decretada a manutenção definitiva da sua prisão preventiva. O órgão já está providenciando a extradição de volta ao Brasil.

O casal em questão é formado por dois recifenses, empresários do ramo farmacêutico. O homem, que tem 54 anos, é ex-vereador de Camaragibe, cidade que fica na Região Metropolitana do Recife. Eles foram condenados porque suas empresas, entre 2005 e 2010, adquiriram e revenderam medicamentos desviados ilegalmente de hospitais públicos de Pernambuco.

Eles foram condenados em 2011 a mais de oito anos de reclusão pelos crimes de recepção qualificada e associação criminosa. A Interpol portuguesa prendeu o casal entre os dias 18/11 do ano passado e 16/02 deste ano. Isso foi possível porque a PF incluiu seus nomes na difusão vermelha, atendendo solicitação da 36ª Vara Federal.

Localização

A difusão vermelha é uma das ferramentas da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) cooperação policial internacional, com objetivo de de localizar e prender determinados indivíduos, visando sua extradição. Dessa forma, o casal passou a ser procurado nos 190 países que compõe a organização.

A PF já comunicou a sua prisão à Justiça Federal Pernambucana e agora será providenciada sua extradição de Portugal para Recife, o que ocorrerá após a autorização do tribunal competente para julgar o correspondente pedido de extradição em Portugal.

Sendo autorizado, após as formalidades legais, representantes da Polícia Federal serão designados para escoltar o preso de volta ao Brasil, onde será recolhido à prisão e permanecerá a disposição da 36ª Vara Federal/PE.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?