Internautas convocam “barulhaço” nas janelas contra Bolsonaro
Impedidos fazer protesto nas ruas por causa do Covid-19, insatisfeitos com presidente mobilizam manifestantes para esta quarta-feira (18/03)
atualizado
Compartilhar notícia
Antes do alastramento do coronavírus, organizações e sindicatos programavam uma manifestação para esta quarta-feira (18/03) às 20h30. O mote inicial era a situação da educação no país, mas a pauta passou a agregar também a defesa da democracia diante dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – e dos filhos – ao Congresso, ao Judiciário e à imprensa. Com o avanço da pandemia, o protesto nas ruas foi cancelado.
Sem poder realizar a manifestação nos moldes tradicionais, os insatisfeitos com o chefe do Executivo tentam mobilizar um ato virtual e, também, com barulho nas janelas de prédios e casas – nos moldes dos panelaços contra a então presidente Dilma Rousseff (PT). Buscam inspiração também nos italianos impossibilitados de sair de casa – por causa do coronavírus -, que cantam e tocam instrumentos nas sacadas para enfrentar o isolamento.
AMANHÃ, DIA 18, AS 20:30
BARULHAÇO CONTRA O BOZO FASCIO!#AcabouBolsonaro pic.twitter.com/GJDM43Mnim— Nirsonico (@nirsonico) March 17, 2020
Solta esse grito preso na garganta… Basta! #AcabouBolsonaro pic.twitter.com/jWBzCabYHA
— Maísa ? (@mah13MC) March 17, 2020
#BolsonaroNaoEmaisPresidente #AcabouBolsonaro pic.twitter.com/qctxLRtLaV
— bravorex…LULA PRESIDENTE! (@bravorex5) March 17, 2020
A pandemia mudou as características das manifestações programadas para março. A do dia internacional da mulher (08/03) e a de dois anos da morte de Marielle Franco (14/03) foram majoritariamente virtuais.
A do dia 15, favorável a Bolsonaro, desafiou os riscos de proliferação da doença. Mesmo assim foi prejudicada pelo Covid-19 e teve menor participação do que fora programado inicialmente. Repercutiu mais por causa da imprudência do presidente em interagir com o povo na rua.
Com a apresentação do pedido de impeachment pelo deputado distrital Leandro Grassi (Rede-DF), os manifestantes desta quarta ganharam reforço para as palavras de ordem. Houve até uma prévia do barulhaço em algumas cidades. A abordagem do cidadão haitiano, muito divulgada nas redes nesta terça-feira também foi incorporada nas convocações.