metropoles.com

Internautas convocam “barulhaço” nas janelas contra Bolsonaro

Impedidos fazer protesto nas ruas por causa do Covid-19, insatisfeitos com presidente mobilizam manifestantes para esta quarta-feira (18/03)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Antes do alastramento do coronavírus, organizações e sindicatos programavam uma manifestação para esta quarta-feira (18/03) às 20h30. O mote inicial era a situação da educação no país, mas a pauta passou a agregar também a defesa da democracia diante dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – e dos filhos – ao Congresso, ao Judiciário e à imprensa.  Com o avanço da pandemia, o protesto nas ruas foi cancelado.

Sem poder realizar a manifestação nos moldes tradicionais, os insatisfeitos com o chefe do Executivo tentam mobilizar um ato virtual e, também, com barulho nas janelas de prédios e casas – nos moldes dos panelaços contra a então presidente Dilma Rousseff (PT). Buscam inspiração também nos italianos impossibilitados de sair de casa – por causa do coronavírus -, que cantam e tocam instrumentos nas sacadas para enfrentar o isolamento.

A pandemia mudou as características das manifestações programadas para março. A do dia internacional da mulher (08/03) e a de dois anos da morte de Marielle Franco (14/03) foram majoritariamente virtuais.

A do dia 15, favorável a Bolsonaro, desafiou os riscos de proliferação da doença. Mesmo assim foi prejudicada pelo Covid-19 e teve menor participação do que fora programado inicialmente. Repercutiu mais por causa da imprudência do presidente em interagir com o povo na rua.

Com a apresentação do pedido de impeachment pelo deputado distrital Leandro Grassi (Rede-DF), os manifestantes desta quarta ganharam reforço para as palavras de ordem. Houve até uma prévia do barulhaço em algumas cidades. A abordagem do cidadão haitiano, muito divulgada nas redes nesta terça-feira também foi incorporada nas convocações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?