Internado, prefeito de Aparecida de Goiânia testa negativo para Covid
Em comunicado, equipe de Gustavo Mendanha informou que já foi iniciada a retirada gradual da oferta de oxigênio do prefeito
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), testou negativo para a Covid-19 nesta terça-feira (6/4). Ele havia testado positivo para a doença no dia 24/3, e está internado desde a última quinta-feira (1º/4) no Hospital Santa Mônica, na região metropolitana da capital goiana.
De acordo com o boletim médico, o quadro de saúde de Mendanha tem evolução clínica satisfatória com significativa melhora do padrão respiratório e foi iniciada a retirada gradual da oferta de oxigênio.
No Domingo de Páscoa (4/4), o prefeito fez um vídeo em suas redes sociais acalmando e agradecendo seus seguidores e amigos. Ele disse que os dias estão sendo difíceis, mas que está se recuperando bem. Gustavo Mendanha fez ainda referência às famílias de vítimas e aos amigos que perdeu recentemente para a doença.
Ele também citou a data: Domingo de Páscoa e disse que o momento por ele enfrentado está sendo de aprendizado. O prefeito pediu orações para restabelecimento dele e do pai (Léo Mendanha, que está internado em São Paulo também com Covid). E também cobrou que as pessoas se cuidem. No sábado, ele conversou com os filhos por vídeo-chamada.
Família contaminada
O prefeito estava em home-office desde meados do mês passado, quando vários familiares positivaram para a doença, incluindo a mãe (Sônia), o pai (Léo), a esposa (Mayara) e dois dos três filhos. Antes disso, tios também já tinham sido confirmados com o novo coronavírus. Ao todo, 13 pessoas da família contraíram a Covid.
O quadro que mais se agravou foi o do pai, o ex-deputado Léo Mendanha. Ele foi internado em Aparecida de Goiânia e, com o agravamento do quadro, transferido às pressas para São Paulo no último dia 21/3. Ele chegou a ter 90% do pulmão comprometido pela doença.
O pai do prefeito segue internado na capital paulista em estado grave, porém estável.
Gustavo Mendanha era aliado político e muito próximo do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB), que morreu em janeiro passado em função de complicações da Covid-19.