Internações por Covid-19 crescem 91% na rede privada de São Paulo
81% dos hospitais particulares estão com taxa de ocupação de leitos entre 80% e 100%; Albert Einstein registra 104% e Sírio-Libanês, 97%
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Levantamento do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) aponta um crescimento das internações por Covid-19 em 91% nos hospitais particulares no estado de São Paulo.
A pesquisa, finalizada nesta semana, registra que 81% dos 80 hospitais privados ouvidos apresentam uma taxa de ocupação de leitos de UTI entre 80% e 100%.
O aumento foi verificado nos últimos 10 dias. Segundo a entidades, há duas semanas, apenas metade dos hospitais relatavam aumento de internações para tratamento de Covid-19.
Taxa de ocupação de leitos em hospitais particulares de São Paulo em 26 de fevereiro
Hospital Israelita Albert Einstein – 104% em todos os leitos
Hospital Sírio-Libanês – 97%
Hospital Beneficência Portuguesa – 98%
Os 80 hospitais particulares pesquisados possuem juntos 5.696 leitos clínicos e 2.575 leitos de UTI e integram 14 dos 17 departamentos regionais de saúde do estado de São Paulo.
Segundo Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, os principais problemas do setor privado para enfrentar a intensificação da doença são o aumento dos preços de medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs, tais como máscaras e luvas) e a falta de profissionais de saúde.
A Sindhosp também relata que 52% dos hospitais estão cancelando atendimentos eletivos e que 53% não têm condições de aumentar o número de leitos destinados ao tratamento de Covid-19.