Compartilhar notícia
São Paulo – Os efeitos das festas de final de ano, marcadas por aglomerações em todo estado de São Paulo, chegam aos hospitais privados. Segundo pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios (SindHosp) com 76 unidades, 86% deles afirmam ter registrado aumento no número de internações por Covid-19.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes portadores do novo coronavírus supera 71% em 72% dos hospitais. Para 44%, o índice variava entre 81% a 90%; 20% estavam com taxas de 91% a 100%; e 8%, com 71% a 80% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19.
Segundo a pesquisa, 28% dos hospitais tiveram que aumentar o número de leitos clínicos destinados à Covid-19 nesse período; e 26% ampliaram as vagas para atender o aumento da demanda. Mesmo assim, 63% das unidades de saúde mostram ter condições de crescer o número de leitos destinados ao tratamento da doença, se necessário.
Os hospitais privados não estão cancelando ou adiando outros atendimentos. Do total, 76% responderam que não estão suspendendo cirurgias ou outros procedimentos eletivos em razão da Covid-19.
Com o aumento do número de casos no estado, o governo do estado antecipou a atualização do Plano São Paulo e deve anunciar nesta sexta-feira (15/1) mais medidas restritivas. Na quinta, a média móvel de mortes diárias dos últimos sete dias chegou a 217, alta de 55% ao número registrado há 14 dias.