Intercâmbio levará 120 alunos brasileiros para o Reino Unido
Acordo tem o intuito de fomentar o programa de qualificação internacional em turismo e hospitalidade promovido pelo governo brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
Os governos do Brasil e do Reino Unido assinaram um memorando de entendimento de cooperação entre os dois países com o intuito de fomentar o setor de turismo e qualificar os futuros profissionais que atuarão no segmento. O acordo prevê o intercâmbio de 120 estudantes brasileiros de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para um treinamento de até três meses no Reino Unido, em 2018.
A parceria foi acertada pelo Ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o Encarregado de Negócios do Governo Britânico no Brasil, Wasim Mir, além de contar com a presença do presidente da Associação de Colleges do Reino Unido, David Hughes.
De acordo com o MTur, a seleção dos estudantes será realizada no primeiro semestre deste ano. A proposta é complementar a formação dos estudantes em outro idioma e técnicas de turismo e hospitalidade. A bolsa oferecida contempla a matrícula na universidade, além de cobrir gastos com hospedagem, alimentação, auxílio-deslocamento, seguro saúde e ajuda de custo mensal.
Os critérios de seleção dos bolsistas são os seguintes: o estudante deve ser brasileiro e residir no país no momento da candidatura; estar matriculado em curso de bacharelado, licenciatura, e/ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade; ter integralizado de 20% a 80% do currículo previsto do seu curso; ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, a partir de 2009; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo parâmetros da Instituição de Ensino Superior e; comprovar proficiência mínima em língua inglesa.
A grade disciplinar será a mesma para todos os estudantes, mesmo os que estejam em diferentes instituições da Associação de Colleges, como são chamadas as faculdades no Reino Unido. O chefe de cozinha britânico Jamie Oliver é esperado para ministrar algumas aulas na área de gastronomia para um grupo desses estudantes. Para Londres serão 12 vagas, enquanto as demais serão destinadas a outras cidades da Inglaterra e para outros países do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).