metropoles.com

Integrantes do PCC fogem de presídio na fronteira Brasil/Paraguai

Segundo jornal paraguaio, homens escaparam por um túnel. Autoridades locais haviam sido informadas do plano há um mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
tunel fuga pcc
1 de 1 tunel fuga pcc - Foto: Reprodução

Integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) fugiram do Presídio de Pedro Juan Caballero, na fronteira entre o Paraguai e o Brasil, próximo ao município sul-matogrossense de Ponta Porã, distante 323 km de Campo Grande.

Durante a madrugada deste domingo (19/01/2020), 76* detentos fugiram da unidade, segundo o jornal paraguaio ABC Color, por um túnel. Eles conseguiram, praticamente, esvaziar o pavilhão B, destinado aos presos da facção criminosa.

Conforme o jornal, o número ainda não está confirmado e apenas um dos presos teve a fuga frustrada. A distância entre o túnel e a guarita mais próxima é de apenas 25 metros, “onde deveria estar ao menos um guarda de cela”, destaca a publicação.

O jornal paraguaio afirma que a ministra da Justiça, Cecilia Pérez, havia declarado que as autoridades detectaram um plano de fuga de presos membros do PCC.

Segundo as investigações, a organização oferecia cerca de 80 mil dólares para carcereiros ou policiais que facilitassem a fuga. Com a informação, a ministra declarou que as autoridades estavam “reforçando a cobertura policial e militar” no Presídio de Pedro Juan.

Informações preliminares dão conta que ao menos de 200 sacos foram empilhados em uma das células, que continha a areia extraída para formar o túnel usado na fuga. As autoridades locais acreditam que houve uma grande mobilização entre os presos.

5 imagens
1 de 5

Reprodução
2 de 5

Reprodução
3 de 5

Reprodução
4 de 5

Reprodução
5 de 5

Reprodução/Redes sociais

Alguns dos presos que escaparam teriam participado do motim realizado na prisão de San Pedro, no qual morreram um total de 10 presos, alguns decapitados e outros devido a facadas, que depois foram calcinados.

Em dezembro de 2019, o Metrópoles mostrou, com exclusividade, um plano de resgate do líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, no Presídio Federal de Brasília, fez com que os ministérios da Justiça e da Defesa fechassem um acordo para intensificar a segurança do complexo, localizado em São Sebastião. Militares do Exército Brasileiro foram direcionados para a penitenciária de segurança máxima.

*O número foi atualizado no fim da tarde deste domingo (19/01/2020).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?