metropoles.com

Instituto Rui Barbosa cria comitê para produzir estudos de segurança

O Comitê de Segurança Pública do IRB será responsável por produzir um estudo profundo sobre os desafios da segurança pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Renato Rainha divulgação 2
1 de 1 Renato Rainha divulgação 2 - Foto: Divulgação

O Instituto Rui Barbosa criou um Comitê de Segurança Pública vai contribuir para o fortalecimento da atuação dos tribunais de contas na fiscalização e na promoção de políticas públicas de segurança. A intenção é buscar soluções mais eficazes e coordenadas para enfrentar os desafios da área em todo o país.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Renato Rainha tomou posse como presidente do recém-criado comitê durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu.

O Comitê de Segurança Pública do IRB será responsável por produzir um estudo profundo sobre os desafios da segurança pública, desenvolvendo uma visão abrangente sobre as carências e demandas nessa área, além de compartilhar informações e diretrizes que possam orientar os tribunais de contas em suas fiscalizações.

“Nós vamos oferecer aos tribunais de contas a produção de conhecimento, com pesquisas, notas técnicas e referencial teórico, para que, a partir desses instrumentos, os TCs possam atuar de forma mais eficiente e ajudar a aprimorar a segurança pública em todo o país”, afirmou Rainha.

O presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, destacou que o comitê surge em resposta à urgência da questão da segurança pública no Brasil. Ele ressaltou que os tribunais de contas precisam ultrapassar uma atuação limitada ao campo técnico, envolvendo-se mais diretamente em políticas públicas essenciais para a sociedade.

“Esse é um assunto urgente. Nós estamos muito envolvidos em políticas públicas, mas estamos muito preocupados com a área finalística”, disse Pontes, sublinhando que o comitê busca uma abordagem proativa e fundamentada.

Mapeamento

A atuação do comitê incluirá o mapeamento de auditorias já realizadas e a identificação de áreas que demandam maior fiscalização e suporte técnico. Durante sua gestão, o conselheiro Renato Rainha (TCDF) pretende reunir uma equipe nacional de auditores de controle externo para conduzir estudos focados nas áreas mais críticas.

“Vamos também orientar e estimular pesquisas naquelas áreas onde entendemos que existe mais carência de informações”, afirmou Rainha, que planeja direcionar as ações do comitê para temas como controle de criminalidade, prevenção e combate à violência, especialmente entre os grupos sociais mais vulneráveis.

A iniciativa de criar o Comitê de Segurança Pública é um marco no avanço estratégico para o IRB e os tribunais de contas, oferecendo uma base técnica que permitirá maior eficiência e precisão na fiscalização das políticas de segurança.

O IRB é uma associação civil criada pelos Tribunais de Contas do Brasil com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades dos Tribunais de Contas. É conhecido por ser o “braço acadêmico” do Sistema de Controle Externo, por conta dos seus eventos, seminários, congressos, revistas técnicas, livros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?