metropoles.com

Instituto com nome de jornalista assassinado na Amazônia é inaugurado

Instituto Dom Phillips busca, por meio da educação, conscientizar sobre a importância da proteção da floresta amazônica e os povos indígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Mariana Vilhena
Imagem colorida de memorial para Dom e Bruno, mortos no Vale do Javari (AM) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de memorial para Dom e Bruno, mortos no Vale do Javari (AM) - Metrópoles - Foto: Divulgação/Mariana Vilhena

O Instituto Dom Phillips foi inaugurado nesse domingo (2/5) no Vale do Javari, no Amazonas. O objetivo da instituição é levar adiante o legado do jornalista britânico nos trabalhos na Amazônia. Dom foi assassinado ao lado do indigenista Bruno Pereira, em junho de 2022.

A organização não-governamental (ONG) busca, por meio da educação, conscientizar as pessoas sobre a importância da proteção da floresta amazônica e os povos originários.

3 imagens
Viúva de Dom Phillips, Alessandra Sampaio
Alessandra Sampaio, viúva do jornalista britânico Dom Phillips
1 de 3

Viúva de Dom Phillips ao lado de indígenas do Vale do Javari

Divulgação/Mariana Vilhena
2 de 3

Viúva de Dom Phillips, Alessandra Sampaio

Divulgação/Mariana Vilhena
3 de 3

Alessandra Sampaio, viúva do jornalista britânico Dom Phillips

Divulgação/Mariana Vilhena

O Instituto Dom Phillips é liderado pela viúva do jornalista britânico, Alessandra Sampaio. “O instituto nasce de uma grande dor. Não foi a primeira vez que um crime como esse ocorre e, infelizmente, sabemos que não será a última”, disse.

“Com nossa atuação queremos compartilhar as vozes da Amazônia, levando conhecimento sobre o bioma e seus povos ao restante do Brasil e do mundo. Como Dom costumava dizer quando voltava de suas viagens, se as pessoas conhecessem a Amazônia, se apaixonariam por ela”, explica.

O primeiro projeto do instituto vai ocorrer no Vale do Javari, segundo comunicado à imprensa. A iniciativa trata-se da produção de conteúdo feita por comunidades amazônicas e instituições parceiras.

Instituto com projeto “Amazônia Sua Linda”

Batizado de “Amazônia Sua Linda”, o primeiro projeto da ONG visa ampliar o acesso às informações sobre a Amazônia Legal do Brasil, seus povos indígenas e visões de mundo. O conteúdo estará disponível em uma plataforma educativa gratuita e aberta ao público.

De acordo com o instituto, há o desejo de expandir a iniciativa para outros territórios e comunidades, “garantindo assim a diversidade de vozes e o protagonismo amazônida”.

“O Instituto Dom Phillips vai trazer conteúdo para que as pessoas conheçam o que é a Amazônia, o que ela tem e por que é importante cuidar. Nós, dos povos indígenas do Vale do Javari, agradecemos e esperamos somar a este trabalho em conjunto”, afirmou Bushe Marubo, coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

O assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira

Em 5 de junho, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados no Vale do Javari, quando se deslocavam para visitar uma equipe de vigilância indígena.

Dez dias após o sumiço, as equipes de buscas, que contavam com apoio de povos indígenas da região, encontraram os corpos esquartejados, carbonizados e enterrados em área de mata fechada — a pouco mais de 1 km da margem do Rio Itacoaí.

Em julho de 2022, o Ministério Público denunciou três pessoas pelos assassinatos de Bruno e Dom. A Justiça Federal em Tabatinga (AM) acatou o pedido e tornou réus três pescadores envolvidos.

Veja quem foi preso:

  • Amarildo da Costa Oliveira;
  • Oseney da Costa de Oliveira;
  • Jefferson da Silva Lima;
  • Ruben Dário da Silva Villar;
  • Jânio Freitas de Souza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?