Instabilidade no sistema das operadoras explica “volta” do X no Brasil
Apuração feita pelo Metrópoles aponta que o retorno da rede social ocorreu por instabilidade no sistema das operadoras
atualizado
Compartilhar notícia
Os usuários da rede social X comemoram, na manhã desta quarta-feira (18/9), o retorno da rede social no Brasil, porém, segundo apuração do Metrópoles, a volta da plataforma é temporária, visto que não ocorreu devido a uma decisão judicial, mas, sim, por uma instabilidade no sistema de bloqueio das operadoras telefônicas do país.
A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), em nota, informou que “não houve alteração da decisão. Estamos verificando os casos informados”.
Decisão de Alexandre de Moraes
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão total da rede social depois que a plataforma descumpriu a ordem dada em 28 de agosto para indicar um representante legal no Brasil dentro de 24 horas. Em 31 de agosto, a plataforma ficou completamente fora do ar no país.
O ministro, na semana passadam bloqueou as contas do X e da Starlink no Brasil como forma de garantir o pagamento de multas impostas ao X por descumprir decisões do STF. As empresas são do bilionário Elon Musk.
Ainda na semana passada, as empresas pagaram à União R$ 11 milhão da Starlink e R$ 7,2 milhões do X. Após o pagamento, o Alexandre Moraes determinou o desbloqueio das contas e dos ativos financeiros das duas empresas no Brasil.