INSS: veja como emitir carteira que dá acesso a “clube de vantagens”
Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS terão vantagens como descontos em cinemas, shows, academias, lojas e viagens
atualizado
Compartilhar notícia
Aposentados, pensionistas e outros beneficiários o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem emitir a carteira do beneficiário pelo aplicativo Meu INSS.
Além de servir como comprovação de beneficiário, o documento oferece um “clube de vantagens” por meio de parceria com o Banco do Brasil (BB) e com a Caixa Econômica Federal (Caixa).
Entre as vantagens para os usuários estão: descontos em cinemas, shows, academias, lojas, cupom de desconto em viagens, telemedicina, entre outras.
Veja como emitir:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- No painel inicial do app, clique na opção ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto para o documento;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
- A carteira estará disponível.
A instituição da carteira do beneficiário saiu no Diário Oficial da União desta terça-feira (23/5). Ela será emitida por meio de plataforma digital Meu INSS e deve conter as seguintes informações:
- nome completo;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- número do benefício;
- espécie do benefício;
- data de emissão;
- data de validade;
- foto; e
- QR Code.
“A validação da autenticidade da Carteira do Beneficiário será realizada por meio do QR Code, que apresentará as informações atualizadas na data da sua consulta”, diz o texto no DOU.
Público
A carteira do beneficiário, ou Meu INSS+, é para o público que acessa o aplicativo ou site Meu INSS para emitir a declaração de benefício. O governo estima que são mais de 400 mil pessoas.
Bastará comprovar o vínculo com o INSS para usufruir do “clube de vantagens” Meu INSS+, que além de descontos também vai agregar parcerias com as iniciativas pública e privada.
O lançamento do “clube de vantagens” vai ocorrer às 15h da próxima segunda (22/5), no auditório do INSS, na Asa Sul, em Brasília.