metropoles.com

INSS: governo anuncia MP para contratar civis e aposentados

Medida não descarta a contratação de militares da reserva, mas retira a exclusividade prevista anteriormente pelo governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida mostra agência da Previdência Social, que presta serviços do INSS, com pessoas em frente - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra agência da Previdência Social, que presta serviços do INSS, com pessoas em frente - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, informou, nesta terça-feira (28/01/2020), que uma Medida Provisória (MP) está sendo formulada para a contratação de civis com intuito de ampliar o quadro do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), temporariamente. Os servidores aposentados terão preferência na seleção.

Não se descartará a contratação de militares da reserva, anúncio que foi questionado no Tribunal de Contas da União (TCU), mas a nova estratégia prevê que a categoria será apenas uma das que poderão oferecer mão de obra para a força-tarefa.

Segundo Marinho, ainda há a necessidade de contratação de 7 mil funcionários para atuar no atendimento em caixas e na concessão do INSS. Cerca de 2 milhões de pedidos de benefícios estão atrasados.

A medida deve ficar pronta na próxima semana. De acordo com o secretário, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já foram comunicados sobre a iniciativa.

Marinho estima que cerca de 1.500 servidores aposentados, que realizavam a concessão do benefício, vão voltar a atuar no órgão. Segundo ele, essa é uma “mão de obra importante”. “Eles vão ser convidados a se reintegrarem”, explicou.

Os militares que forem realocados para o INSS receberão uma remuneração de 30% além do salário. Para os civis, será feita uma espécie de simetria. “No máximo R$ 2,1 mil”, disse Marinho.

Entenda
O governo publicou um decreto que permite o uso de militares da reserva para atendimento e concessão dos benefícios do INSS. A ideia é reduzir a fila de pedidos com maior agilidade.

A contratação direta dos militares pelo INSS foi questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou que o governo poderia estar rompendo o princípio da impessoalidade ao direcionar a contratação, exclusivamente, para o grupo militar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?