INSS começa a pagar segunda parcela do 13º salário dos aposentados
Pagamento foi antecipado novamente neste ano em razão da pandemia de coronavírus. Valor é sujeito a desconto do Imposto de Renda
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quinta-feira (24/6) a segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento será feito para quem recebe até um salário mínimo e tem o benefício terminado em 1.
Assim como ocorreu em 2020, o pagamento do 13º de aposentados e pensionistas foi antecipado novamente neste ano em razão da pandemia de coronavírus.
Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão o pagamento creditado entre os dias 1º e 8 de julho.
Nesta segunda parcela, é realizado o desconto do Imposto de Renda (IR) para quem está sujeito ao pagamento. Com isso, o valor pode ser menor do que o da primeira parcela.
Condições de recebimento
Tem direito ao 13º salário quem, durante o ano, recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Os beneficiários do auxílio-doença, no entanto, têm direito a uma parcela menor do que os 50%, calculada com base na duração do abono.
Nos casos em que houver interrupção programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2021 ou que o abono começou a ser pago depois de janeiro, o valor também não será de 50%, mas o proporcional do 13º salário.
Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao 13º salário.