INSS divulga calendário de pagamentos de 2024. Confira as datas
Calendário é definido com base no número do cartão de benefício do INSS. Recebem primeiro aposentados e pensionistas com dígito final 1
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta sexta-feira (8/12), o calendário de pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas durante o ano de 2024.
O calendário foi definido conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.
Depois, é a vez dos beneficiários cujo pagamento é superior ao piso nacional.
Veja as datas:
INSS: confira o que mudará no processo de aposentadoria em 2024
No calendário de 2024, ainda constam os pagamentos de dezembro, que são pagos no mês seguinte. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos referentes a dezembro de 2023 serão feitos entre os dias 21 de dezembro e 8 de janeiro.
Já o pagamento referente ao mês seguinte vai de 25 de janeiro a 7 de fevereiro, quando recebem os segurados com final de benefício terminado em 0 (zero).
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 2 de janeiro, para os que têm cartão final 1 e 6. O pagamento de janeiro será creditado em 1º de fevereiro.
O INSS paga, mensalmente, 39.036.865 de benefícios previdenciários. Desse total, 5.657.745 são benefícios assistenciais, e 33.379.120 previdenciários. Os números fazem parte da folha de pagamento de novembro. Ainda conforme o levantamento, 26.168.062 pessoas recebem até um salário mínimo. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.868.803 pessoas.
Como consultar os valores do INSS?
Os valores a que os segurados têm direito podem ser acessados no site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.
Também é possível fazer a consulta pelo telefone, ligando para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.