metropoles.com

INSS antecipa pagamento e valor extra às vítimas da tragédia de SP

INSS acredita beneficiar mais de 12 mil pessoas na região afetada pelas chuvas que atingiram o litoral de SP, com pelo menos 48 mortos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
inss aplicativo Instituto Nacional do Seguro Social 6
1 de 1 inss aplicativo Instituto Nacional do Seguro Social 6 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Trabalho e da Previdência, Carlos Lupi, e o presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Glauco André Fonseca Wamburg, assinaram, nesta quarta-feira (22/2), portaria que determina a antecipação do pagamento dos benefícios para moradores dos municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, em São Paulo.

Todos ficam na região do litoral norte paulista, que sofre com o impacto das chuvas extremas que atingiram a região no último fim de semana, com pelo menos 48 mortos.

O INSS acredita que ação deve beneficiar mais de 12 mil pessoas na região afetada pelo temporal.

Habitantes da região também terão direito a um valor extra do pagamento a partir da próxima segunda-feira (27/2), que será descontado posteriormente “sem qualquer acréscimo”.

Segundo a portaria, o montante adicional corresponde a um mês de benefício apenas para os cidadãos que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Os benefícios temporários não fazem parte da ação.

Confira anúncio do ministro Lupi:

De acordo com comunicado, a antecipação vale enquanto perdurar a classificação de “estado de calamidade” em SP. Prazo para solicitar o adiantamento do INSS começa em 17 de março e termina em 20 de março.

Inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão optar pelo adiantamento do benefício. O valor total liberado pelo órgão será de, aproximadamente, R$ 220 milhões.

Como vai funcionar

O INSS enviará o valor ao banco do saque do benefício, porém estará bloqueado. O segurado pode escolher usar o recurso, formalizando a opção no próprio banco, que liberará o dinheiro em 27 de março. A opção poderá ser usada uma única vez, enquanto perdurar o estado de calamidade.

Segundo o INSS, o extra será descontado do valor normal do benefício a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem qualquer acréscimo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?