Inscrições para o Sisu 2022 se encerram nesta sexta-feira (18/2)
Os interessados podem se cadastrar por meio da página oficial do programa. O resultado final será divulgado no dia 22
atualizado
Compartilhar notícia
O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022 terá fim às 23h59 desta sexta-feira (18/2). Os interessados podem se cadastrar por meio da página oficial do programa. O resultado final será divulgado no dia 22.
Para o ingresso em instituições públicas, os canditatos são selecionados de acordo com a nota que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Os que tiraram nota zero na redação ou ainda não concluíram o ensino médio não podem concorrer às vagas.
As vagas disponíveis no Sisu deste ano estão disponíveis para consulta, assim como as regras do processo seletivo para cada universidade (regulamento de cotas sociais e notas mínimas exigidas). Candidatos podem restringir a busca por curso, município ou instituição de ensino
Como fazer a inscrição:
- Ela é gratuita e deve ser feita somente pela internet, no site sisu.mec.gov.br;
- O candidato deve clicar em “Fazer inscrição” e “Entrar com gov.br”;
- Na sequência, deverá colocar o CPF e a senha de acesso aos sistemas do governo federal nos campos solicitados;
- Então, deverá selecionar as opções de cursos que deseja. As escolhas podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias até o fim do prazo de inscrição, apenas o último registro será considerado;
- Os documentos exigidos pelas instituições de ensino para a efetivação da matrícula são listados no momento do cadastro;
- Por fim, o sistema disponibilizará um comprovante de inscrição para imprimir.
Confira o cronograma Sisu 1º/2022:
- Inscrições: 15 a 18/2
- Resultado da chamada única: 22/2
- Matrícula ou registro acadêmico: 23/2 a 8/3
- Interesse em participar da lista de espera: 22/2 a 8/3
- Resultados da lista de espera: 10/3
Notas de corte parciais
As primeiras notas de corte parciais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 começaram a ser disponibilizadas na quarta-feira (16/2). A consulta pode ser feita na página do programa, ao selecionar um curso e modalidade. Caso esteja logado no portal, o candidato também poderá verificar a posição dentre os quais já se inscreveram.
Na Universidade Federal do Ceará, por exemplo, na busca por medicina, o estudante poderá conferir que a instituição oferta 80 vagas para o primeiro semestre pelo Sisu e a nota de corte parcial é de 803,6. Isso significa que, de todos os inscritos no curso até a divulgação, a 80ª nota mais alta era justamente 803,6. Por isso, é considerada a nota de corte parcial.
Caso o resultado do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 tenha sido menor, ele pode alterar a opção de curso na sua inscrição. A mudança pode ser feita quantas vezes quiser, desde que antes desta sexta-feira, quando o processo será encerrado.
Por ser uma seleção dinâmica, as classificações parciais são flexíveis. Estudantes com notas maiores podem optar pelo curso até o encerramento e os que selecionaram a opção podem, eventualmente, desistir. À meia-noite de cada dia, o Ministério da Educação (MEC) atualizará os resultados.