metropoles.com

Documento de inscrição no CadÚnico poderá ser acessado no Gov.br

CadÚnico é necessário para acesso a programas sociais do governo federal. Pessoas com deficiência também terão acesso simplificado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
CadÚnico
1 de 1 CadÚnico - Foto: Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A partir desta segunda-feira (16/10), duas novas certidões estarão disponíveis na plataforma Gov.br e prometem agilizar a vida do cidadão na busca por programas sociais. São elas: a certidão que comprova a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e a voltada para a Pessoa com Deficiência.

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e também com o Serpro e Dataprev.

“A maior parte dos brasileiros acessa a internet pelo celular. Nada mais justo que as pessoas tenham acesso a este documento pelo Gov.br, em um único local, para usarem sempre que for necessário sem a necessidade de atendimento presencial”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

Caso a pessoa tenha direito ao documento, não será necessário encaminhar nenhuma nova informação para o governo, basta apenas solicitar o download do arquivo direto no portal ou aplicativo. “O Gov.br faz a conferência de forma automatizada, não é mais preciso entregar dados que a administração pública já possui”, explicou o secretário.

As informações do Cadastro Único são utilizadas para programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, ID Jovem, Carteira do Idoso e Minha Casa, Minha Vida. Atualmente, há 42,8 milhões de famílias registradas no CadÚnico.

Segundo a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS, Letícia Bartholo, a emissão do comprovante de inscrição no Cadastro Único por meio do Gov.br vai permitir maior segurança da informação, visto que somente o próprio cidadão poderá emiti-la, preservando sigilo e privacidade dos dados.

O governo informou que estão cadastradas no Gov.br 153 milhões de contas.

Além do CadÚnico, serviço para pessoas com deficiência

Outra certidão que também está disponível no Gov.br a partir desta segunda é o Certificado da Pessoa com Deficiência. Esta certidão pode ser utilizada por pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os aposentados por motivo de deficiência. Estes dois grupos reúnem cerca de 3 milhões de pessoas.

Este documento pode ser utilizado, por exemplo, por pessoas que tiveram a deficiência reconhecida e desejam solicitar Passe Livre para viagens interestaduais. Este serviço garante a pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco.

Como acessar

Para acessar as duas certidões, é necessário fazer o login no Portal Gov.br, clicando em “Entrar com Gov.br”. Em seguida, selecionar a opção “Baixar certidões” no menu ou, ainda, utilizar o aplicativo Gov.br.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?