metropoles.com

Inquérito do golpe: CNJ afasta juiz citado por atuar contra urnas

Investigação da Polícia Federal indicou que magistrado teria atuado junto ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Imagem colorida do juiz Sandro Vieira
1 de 1 Imagem colorida do juiz Sandro Vieira - Foto: Reprodução/YouTube

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou o juiz federal da 4ª Região Sandro Nunes Vieira. Ele foi citado no relatório da Polícia Federal (PF) relativo ao inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga tentativa de golpe de Estado.

Ao Metrópoles, o CNJ informou, por meio de nota, que o caso tramita em sigilo no conselho. “A decisão ocorreu após o Conselho Nacional de Justiça receber ofício do Supremo Tribunal Federal sobre a conduta do magistrado.”

No relatório das investigações da tentativa de golpe, a PF apontou que o juiz teria atuado junto ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, em uma ofensiva contra as urnas eletrônicas.

Sandro Nunes trabalhou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022. A PF afirma ter encontrado imagens no celular do então assessor especial de Bolsonaro, Marcelo Câmara, na qual ele discutia com o juiz fraudes nas urnas eletrônicas e a ação do PL contra o pleito.

“Nesse contexto, os elementos probatórios identificados pela investigação demonstram que Sandro Nunes Vieira atuou de forma ilegal e clandestina, ao assessorar o Partido Liberal na representação eleitoral contra as urnas eletrônicas”, afirma a PF no relatório.

Embora citado no relatório, o magistrado não é um dos 37 que foram indiciados pela PF na conclusão do inquérito, na terça-feira (26/11).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?