metropoles.com

Inquérito conclui que Camilo Cristófaro cometeu injúria racial em 2020

Inquérito concluído pela Polícia Civil é referente a episódio em que o parlamentar xingou uma enfermeira de “negra safada”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Afonso Braga/Divulgação
Camilo Cristófaro, homem branco de cabelos grisalhos, terno escuro, camisa escura e gravata lilás, discursa em microfone posicionado em cima de bancada - Metrópoles
1 de 1 Camilo Cristófaro, homem branco de cabelos grisalhos, terno escuro, camisa escura e gravata lilás, discursa em microfone posicionado em cima de bancada - Metrópoles - Foto: Afonso Braga/Divulgação

São Paulo — A Polícia Civil de São Paulo concluiu que o vereador Camilo Cristófaro (Avante) cometeu o crime de injúria racial em 2020, quando o parlamentar xingou uma enfermeira de “negra safada”.

Na ocasião, Camilo também chamou a presidente da Associação dos Recicladores do Parque do Gato (ARPAGA) de “negra ladra”.

Um dia antes da conclusão do inquérito, que aconteceu em 4/5, Camilo proferiu uma frase racista dentro do plenário da Câmara dos Vereadores de São Paulo. Como consequência do ato, ele foi desfiliado do PSB e migrou para o Avante.

Entenda o caso

Na investigação do caso de 2020, Dilza Maria Pereira da Silva acusou Cristófaro de xingá-la em um evento no Conjunto Residencial Parque do Gato. O fato foi testemunhado por várias pessoas, que apontaram que o vereador realmente praticou o ato de injúria.

Em nota ao Metrópoles, a Polícia Civil informou que o caso citado foi investigado por meio de inquérito policial instaurado pelo 2º Distrito Policial, após a vítima representar contra o autor. “Diligências foram realizadas e testemunhas foram ouvidas. O trabalho policial foi concluído e relatado para análise do Poder Judiciário”, conclui.

Agora, o inquérito ficará sob poder do Ministério Público de São Paulo, que vai decidir se denuncia ou não o vereador. O MPSP informou que o caso tramita sob sigilo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?