metropoles.com

Inquérito aponta “graves falhas” em mutirão que causou lesões oculares

No total, nove pessoas perderam o globo ocular após complicações em procedimentos cirúrgicos de catarata em Parelhas, Rio Grande do Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Montagem com foto colorida de Maternidade Graciliano Lordão e foto iliutrativa de consulta oftamológica - Metrópoles
1 de 1 Montagem com foto colorida de Maternidade Graciliano Lordão e foto iliutrativa de consulta oftamológica - Metrópoles - Foto: Reprodução

O inquérito civil sobre os pacientes que foram infectados por uma bactéria após a realização de procedimentos cirúrgicos de catarata feitos em Parelhas, no Rio Grande do Norte, apontou graves falhas nos protocolos de higiene, esterilização e boas práticas do centro cirúrgico.

As infecções aconteceram no dia 27 de setembro, em um  mutirão organizado pela prefeitura da cidade. O inquérito foi concluído após investigação da Procuradoria do município.

“Entre as irregularidades detectadas, destacam-se a higienização inadequada do centro cirúrgico e a ausência de protocolos de limpeza, em desacordo com as normas da RDC 50/2002 e RDC 63/2011, o que contribuiu para a proliferação da bactéria Enterobacter cloacae”, diz a prefeitura em nota.

A clínica Oculare Oftalmologia Avançada, responsável pelo mutirão, poderá ser responsabilizada por falhas no transporte inadequado de instrumentos cirúrgicos e na esterilização dos materiais.

O inquérito ainda apontou que a conduta dos profissionais de saúde, incluindo a falta de supervisão adequada do médico responsável e o não cumprimento de boas práticas de higiene, também foi considerada determinante para o agravamento da situação.

“Diante dessas conclusões, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, ao CAOP Saúde; à Suvisa/RN e ao Juízo de Direito da Comarca de Parelhas, para as medidas necessárias para a proteção da saúde e o cumprimento das normas sanitárias”, diz a prefeitura.

O caso

No total, nove pessoas perderam o globo ocular após complicações em procedimentos cirúrgicos de catarata. Durante mutirão organizado pela Prefeitura de Parelhas, no Rio Grande do Norte, 15 pacientes foram infectados pela bactéria Enterobacter cloacae — oito homens e sete mulheres, com faixa etária de 43 a 80 anos.

As cirurgias ocorreram em 27 de setembro, porém as vítimas começaram a se queixar de problemas entre 24h e 36h após o procedimento cirúrgico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?