Inmet faz alerta sobre chuvas intensas em meio à onda de calor
São quatro alertas de chuvas intensas, dois de perigo e mais dois de perigo potencial. O aviso vale até a manhã desta terça-feira (19/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (18/3), alerta de chuvas intensas para todas as regiões do país. O aviso do órgão ocorre em meio à onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Paraná – ela está prevista para acabar nesta segunda, pelo menos como indicativo de “grande perigo”.
São quatro alertas de chuvas intensas, dois de perigo e mais dois de perigo potencial. O aviso vale até a manhã desta terça-feira (19/3).
O Inmet emitiu alerta laranja de “perigo” para Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí, Rondônia, Santa Catarina e o Tocantins.
Para esses estados, a previsão é que as chuvas fiquem entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo, em especial no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e oeste de Santa Catarina.
O alerta amarelo de “perigo potencial” vale para Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e o Tocantins.
Nessas unidades federativas, o acumulado de chuva por dia pode chegar aos 50 milímetros, e ventos de até 60 km/h podem ser registrados. O órgão ainda alerta sobre o risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As chuvas intensas marcam a transição do verão para o outono. A estação marcada pela queda nas temperaturas e das folhas das árvores começa nesta quarta-feira (20/3).
A previsão do Inmet para a nova estação é de geadas, frio intenso e nevoeiros. Confira a expectativa para cada região:
- Centro-Oeste: nevoeiros, geadas e friagem;
- Norte: friagem e chuva;
- Nordeste: muita chuva;
- Sudeste: queda nas temperaturas, nevoeiros e geadas;
- Sul: queda nas temperaturas, geadas e nevoeiros.