Inmet faz alerta para baixa umidade e risco de incêndios. Veja onde
Instituto também alerta que intensa onda de calor que afetará o país durante a semana e baixa umidade aumentam risco de incêndio
atualizado
Compartilhar notícia
Um alerta meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado nesta quarta-feira (11/9) indicou uma baixa umidade em todo o país. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. Além do alerta sobre a umidade, o instituto também informou sobre uma intensa onda de calor afetando os estados.
Segundo o instituto, a baixa umidade pode aumentar o risco de incêndios florestais e afetar a saúde da população. O alerta está em vigor até às 21h00 (Horário de Brasília). Além da baixa umidade, as temperaturas podem subir até 5°C acima da média histórica, com picos de até 40°C.
Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal enfrentarão intensa baixa umidade. Segundo o Inmet, a previsão é que as temperaturas fiquem até 5°C acima da média.
De acordo com o portal Meteored, apenas a partir desta quarta-feira (11/9) uma nova frente fria avançará pela Região Sul, trazendo massa de ar frio de volta ao Rio Grande do Sul, ao sul de Santa Catarina e às regiões sul e sudeste do Paraná.