metropoles.com

Alerta vermelho: sobe para 20 o número de mortes por chuvas no RJ e ES

Desde a noite de sexta, Rio e Espírito Santo têm sofrido com as fortes chuvas, com alagamentos, deslizamentos de terra e inundações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Inmet
Foto colorida de alerta de chuva no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de alerta de chuva no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de “grande perigo” para acumulado de chuva para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O alerta vale da manhã deste sábado (23/3) até o fim da noite de domingo (24/3).

Ao todo, já são 20 pessoas mortas, sendo oito no Rio e 12 no Espírito Santo em função, principalmente, de deslizamentos e alagamentos.

Até o último boletim divulgado (às 17h), a Defesa Civil do ES informava quatro mortes. No entanto, por volta das 21h15, o órgão confirmou ao Metrópoles que o número tinha subido para 12.

5 imagens
Os bombeiros militares do CBMERJ resgataram uma criança com vida nos escombros de uma edificação residencial que desabou por conta das fortes chuvas que atingiram o bairro Independência, em Petrópolis
Alerta vermelho para chuvas intensas no Sudeste entre 23 e 24 de março de 2024
Cidade de Mimoso do Sul (ES) foi uma das mais atingidas pelas chuvas
Região de Mimoso do Sul (ES) teve vários pontos de alagamentos
1 de 5

Ruas de Mimoso do Sul (ES) foram tomadas pelas águas

Reprodução / Redes sociais
2 de 5

Os bombeiros militares do CBMERJ resgataram uma criança com vida nos escombros de uma edificação residencial que desabou por conta das fortes chuvas que atingiram o bairro Independência, em Petrópolis

CBMERJ
3 de 5

Alerta vermelho para chuvas intensas no Sudeste entre 23 e 24 de março de 2024

Inmet
4 de 5

Cidade de Mimoso do Sul (ES) foi uma das mais atingidas pelas chuvas

Corpo de Bombeiros
5 de 5

Região de Mimoso do Sul (ES) teve vários pontos de alagamentos

Corpo de Bombeiros

Sobre o alerta vermelho, o Inmet informou que as áreas afetadas são a Zona da Mata e Vale do Rio Doce em Minas Gerais, centro-sul do Espírito Santo, Noroeste Fluminense, Baixadas, Centro Fluminense, Norte do Rio e região metropolitana do Rio de Janeiro.

Essa região deve registrar acumulado de chuva acima dos 100 milímetros por dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além da possibilidade de deslizamentos de encostas.

Rio de Janeiro

De acordo com o Comitê de Chuvas do Estado do Rio, oito pessoas morreram, até o momento. A Defesa Civil informou que uma pessoa está desaparecida em Teresópolis, o Corpo de Bombeiros tenta localizar o jovem.

Confira:

O governo fluminense informou que há risco muito alto de inundações, enxurradas e alagamentos para o Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Magé e Petrópolis.

Espírito Santo

Algumas cidades do Espírito Santo registraram acumulado de chuva de 295 milímetros. A força da água chegou a arrastar carros e caminhões. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) confirmou que quatro vidas foram perdidas em Mimoso do Sul.

De acordo com boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, outras sete pessoas seguem desaparecidas em razão do forte volume de chuvas na região. O número de desalojados é estimado em mais de  1,2 mil pessoas.

O governo do Espírito Santo e o Corpo de Bombeiros estão organizando doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, roupas em boas condições e kit de higiene pessoal para as pessoas atingidas no estado. Para quem tiver interesse, a entrega dos itens podem ser feitas na sede do Corpo de Bombeiros Militar (Endereço: Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá), e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar (Endereço: BR-393, KM 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa).

Minas Gerais

A Defesa Civil de Belo Horizonte (MG) informou que grande parte da capital mineira está sob alerta de risco geológico forte. Há possibilidade de pancadas de chuvas na região, além de ventos fortes.

O hospital de campanha para atender os pacientes com dengue, chikungunya e zika ficou alagado em Belo Horizonte neste sábado. A Prefeitura informou que em decorrência da forte chuva a água entrou em parte da estrutura, mas os atendimentos seguem normais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?