metropoles.com

Inmet emite alerta de perigo para chuva intensa. Veja em quais regiões

Chuvas intensas e ventos fortes devem atingir diversos estados, segundo o Inmet, até 23 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rreprodução / Inmet
Imagem colorida d emapa do Brasil com previsão do tempo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida d emapa do Brasil com previsão do tempo - Metrópoles - Foto: Rreprodução / Inmet

Pelo menos um estado de todas as regiões brasileiras estão sob o alerta de chuvas intensas até 23 de novembro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet comunicou que, entre 18 e 19 de novembro, as regiões do país estão sob alerta de “chuvas intensas — perigo potencial” e podem enfrentar tempestades entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (de 40 km/h a 60 km/h).

O instituto destaca, no entanto, que há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas” nessas regiões.

Veja a previsão do tempo por região:

Norte

A Região Norte do Brasil enfrentará chuvas em todos os estados. O Inmet colocou Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins em “perigo potencial” devido a chuvas intensas. Os acumulados hídricos podem variar de 80 mm a 100 mm nesses estados.

Com o aumento das chuvas, os rios que seguem em recuperação com o nível abaixo do normal podem ser regularizados até fim de dezembro ou início de janeiro de 2025.

Nordeste

O Inmet aponta que a Bahia se encontra em “perigo potencial” devido a chuvas intensas. Os acumulados mais significativos, de até 100 mm em cinco dias, devem ocorrer no oeste e centro-sul da Bahia, no centro-sul do Maranhão e no Piauí.

Nas áreas do nordeste baiano, do interior de Pernambuco e da faixa litorânea leste, a previsão é de que o tempo permaneça quente e seco, com máximas de até 35 °C.

Centro-Oeste

Segundo o Inmet, todos os estados da Região Centro-Oeste — Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal — estão sob o aviso de “perigo potencial” devido a chuvas intensas.

A região terá chuvas regulares ao longo da semana, com acumulados entre 40 mm e 80 mm, e tem previsão de temporais, com rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.

Sudeste

Dois estados da Região Sudeste — Minas Gerais e Espírito Santo —, segundo o Inmet, terão chuva intensa ao longo da semana e estão sob o alerta de “perigo potencial” devido a chuvas intensas.

No sudeste de Minas Gerais, o volume de chuvas pode atingir 50 mm em 24 horas, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Entre esta sexta-feira (22/11) e sábado (23/11), o avanço de um ciclone extratropical deve levar chuvas fortes ao leste de São Paulo, Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e Espírito Santo, com rajadas de vento acima de 70 km/h e granizo.

Sul

Segundo o Inmet, a Região Sul do país é a que precisa ter mais atenção. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sob alerta de “chuvas intensas — perigo”.

O alerta, conforme o Inmet, significa “chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

As regiões que precisam tomar medidas de proteção, segundo o Inmet, são as seguintes: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Norte Catarinense, Sudeste Paranaense, Sudeste Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense e Sudoeste Paranaense.

A semana começou com frente fria avançando sobre o Rio Grande do Sul, trazendo temporais, com rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo.

A partir de quinta-feira (21/11), um ciclone extratropical próximo à costa deve intensificar os acumulados de chuva no estado e em Santa Catarina. Os volumes podem ultrapassar 200 mm na faixa leste do Rio Grande do Sul e sudeste catarinense, gerando risco de alagamentos e deslizamentos.

O Paraná também está em “perigo potencial” devido a chuvas intensas, conforme o Inmet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?