Inmet emite alerta de “grande perigo” para chuvas intensas no Sudeste
O aviso para o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo acontecem em meio o avanço da frente fria para a região
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (21/3), alerta vermelho de “grande perigo” para chuvas intensas para partes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O alerta vale até a manhã deste domingo (24/3).
O alerta de chuvas intensas acontece em meio ao avanço da frente fria, que deixa a região Sul e segue para o Sudeste, em especial para o litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
No Sudeste, o acumulado de chuvas pode superar os 100 milímetros por dia, segundo o Inmet. Além disso, os ventos na região devem ficar acima dos 100km/h. Há grande risco de corte de energia, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), usou as redes sociais para alertar os cariocas sobre as fortes chuvas que devem atingir a cidade fluminense. O político também fez um apelo aos patrões para evitar deslocamentos pelas avenidas da capital.
“Muito cuidado. Tocou a sirene, respeita. Parece que teremos um evento severo” disse o prefeito do Rio. Confira:
Com o avanço do outono, estação que marca a transição do verão quente e úmido para o inverno frio e seco, a queda nas temperaturas devem chegar à região Sudeste ao longo desta sexta-feira (22/3).
O frio também poderá ser registrado no Centro-Oeste, em especial em Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás, além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná.
Outras regiões
O Inmet também emitiu alerta de chuvas intensas para outras regiões do país.
Estão sob alerta laranja de “perigo” para chuvas intensas os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o Inmet, nessas regiões a precipitação pode ficar entre 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos fortes, de até 100km/h.
O Distrito Federal, junto do Acre, Amapá, Bahia, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins estão sob alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas intensas.