Inmet emite alerta de chuvas intensas para Amazonas e Pará
Região Norte enfrentou uma seca extrema nos últimos meses e agora a chuva veio para aliviar um pouco a situação no Amazonas
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para o Amazonas e o Pará durante esta semana. São esperadas rajadas de ventos de até 100 km/h nesta segunda-feira (18/12) em alguns municípios da região Norte.
A previsão é que o volume de chuvas varie entre 30 e 60 milímetros por hora, uma média de 50 a 100 mm/dia no Amazonas.
Para o Acre, Rondônia, nordeste do Amapá, sul de Roraima e Tocantins é esperado uma chuva mais moderada, com acumulado de 50 mm.
Seca extrema no Amazonas
No final de outubro a Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta de forte seca em todos os 62 municípios do estado. Segundo o órgão estadual, mais de 600 mil pessoas foram afetadas pela estiagem histórica que castigou o Norte do país.
O Rio Negro, em Manaus, por exemplo, já dá sinais de recuperação com a chegada das chuvas. O Rio Solimões, no interior do Amazonas, ainda sofre com os impactos da estiagem, mas também tem registrado melhoras nos últimos dias.
A seca extrema causou a morte de centenas de botos e peixes no Amazonas, pesquisadores ainda realizam os cálculos do prejuízo deixado pela falta de chuvas na biodiversidade da região.