metropoles.com

Inmet: dezembro terá temperaturas altas e pouca chuva. Veja onde

De acordo com previsão do Inmet, o mês de dezembro ainda terá chuvas abaixo da média em algumas regiões do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Previsão aponta para calor extremo para o fim de semana. Onda de calor se intensifica e Brasília deve bater recordes de temperatura baixa humidade seca Metrópoles 4
1 de 1 Previsão aponta para calor extremo para o fim de semana. Onda de calor se intensifica e Brasília deve bater recordes de temperatura baixa humidade seca Metrópoles 4 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O último mês do ano deve ser marcado por temperaturas acima da média na maior parte do Brasil. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro aponta para a possibilidade de ocorrência de dias de calor em excesso. Em algumas regiões, porém, as chuvas registradas serão aquém do esperado para o período que marca o início do verão.

Na região Norte são esperados dias em que a temperatura do ar pode ultrapassar os 28ºC. O mapa do Inmet mostra as áreas na cor laranja, que sinaliza os locais onde são esperadas temperaturas acima da média.

imagem colorida
Previsão da temperatura para dezembro – Metrópoles

A meteorologia aponta que, em áreas pontuais do Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido à possibilidade de dias consecutivos com chuva, que pode amenizar as temperaturas altas.

Chuvas

As chuvas no mês de dezembro estarão abaixo da média em algumas regiões do centro-sul do país. O Sul será a principal região que deve registrar precipitações aquém para o período, com exceção de áreas localizadas no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.

imagem colorida
Previsão de chuvas para dezembro – Metrópoles

Em grande parte do Norte, no nordeste do Mato Grosso, em São Paulo e no oeste do Piauí são previstas chuvas acima da média. No centro-leste da região Nordeste, a previsão aponta para precipitação dentro do esperado, exceto em áreas da Bahia, Maranhão e sul do Piauí, onde os volumes de chuva devem ficar abaixo do que usual para a época, com volumes inferiores a 200 mm.

No centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul, as chuvas devem variar entre próximas e abaixo da média histórica.

Impacto na agricultura

O Inmet destaca que as chuvas mais regulares e bem distribuídas devem continuar nas áreas de produção na região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Já no Matopiba — região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia— a previsão aponta para menores volumes de chuva, porém serão suficientes para a manutenção da umidade do solo na maioria das localidades.

A elevação dos níveis de umidade do solo, devido a previsão de chuvas mais regulares em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste irão favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

A meteorologia ainda reforça que algumas áreas podem ser afetadas pela má distribuição das chuvas, como o sudoeste do Mato Grosso, sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte de Minas Gerais.

Na região Sul, os níveis de umidade no solo permanecerão elevados, beneficiando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Algumas áreas do sul do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná podem ter volumes mais baixos de chuva e redução da umidade do solo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?