Inmet aumenta escala do alerta para ciclone em 5 estados
Os estados afetados por consequências do ciclone são Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, e Mato Grosso do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O ciclone extratropical que atingirá a costa do Rio Grande do Sul, a partir da sexta-feira (18/8), acaba de ser classificado com um alerta laranja de perigo, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quinta-feira (17/8). Na prática, significa que é possível pôr em risco a saúde das pessoas que transitarem pelas regiões.
Os estados afetados são Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. São esperados ventos intensos, de 60 km/h a 100 km/h, além de intempéries como chuvas de 30 mm a 60 mm por hora (ou 50 a 100 mm por dia) e queda de granizo.
A instituição alerta para os riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos nas regiões afetadas. O Inmet também aconselha evitar se abrigar debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas, bem como não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar os eletrodomésticos da energia.
No sábado (19/8), uma frente fria se origina a partir do ciclone e segue rumo ao Sudeste do país, com ventos que podem chegar a 60 km/h, em São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais.
Para mais informações, é possível contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).