Inmet alerta para tempestades no Sul, Centro-Oeste e Norte; veja mapa
Ao menos, 1,6 mil cidades estão na área com alerta de “perigo” para a chance de tempestades, segundo previsão do tempo desta quarta (10/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo” para a chance de tempestade em algumas partes das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sul ao decorrer desta quarta-feira (10/1). Além disso, todo o país segue com previsão de chuva, isoladas, moderadas ou fortes.
Conforme o Inmet, a Região Sul pode enfrentar chuvas com média de 30 a 60 mm/h e ventos fortes (60-100 km/h), além da possibilidade de queda de granizo. Ao menos, 1.191 municípios podem ser afetados por temporais.
Já partes do Norte e Centro-Oeste têm previsão de preciptações entre 30 e 60 mm/h, com ventania de até 100 km/h. Mais de 400 cidades serão atingidas, segundo o monitoramento do instituto.
Conforme o Climatempo, uma grande massa de ar quente úmido predomina sobre o Brasil. O calor e a umidade do ar contribuem na formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais em diversas áreas do país. A previsão é de que as chuvas ocorram durante à tarde e à noite.
Confira as capitais com risco de chuva forte:
- Aracaju;
- Belém;
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Cuiabá;
- Curitiba;
- Florianópolis;
- Goiânia;
- Macapá;
- Maceió;
- Manaus;
- Porto Alegre;
- Porto Velho;
- Rio Branco;
- São Paulo
- Teresina;
- Vitória.