metropoles.com

Inmet alerta para chuvas intensas e ventania em 10 estados. Veja onde

O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as chuvas intensas vale até as 10h de quarta-feira (23/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
motociclista motoboy chuvas brasilia df
1 de 1 motociclista motoboy chuvas brasilia df - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta, nesta terça- feira (22/10), de chuvas e ventos intensos em 10 estados do Brasil. O aviso aponta que Goiás, Acre, oeste do Amazonas e o Distrito Federal estão no nível laranja, em uma escala onde o vermelho apresenta maior risco.

O alerta para chuvas intensas é até as 10h de quarta-feira (23/10). Os estados que estão no nível laranja devem ter chuvas entre 30 e 60mm/h e ventos intensos de 60 a 100 km/h. O Inmet destaca para o possível risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

imagem colorida. mapa
Aviso de chuvas intensas – Metrópoles

Já Roraima, Rondônia, a parte central de Amazonas e Mato Grosso, e uma pequena parte de Belo Horizonte, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta amarelo para chuvas intensas. As regiões podem registar precipitações entre 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h.

Ciclone extratropical

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a noite de quarta-feira (23/10) e a madrugada de quinta-feira (24/10), um ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. As áreas de instabilidade provocadas pelo calor e pela umidade associada ao sistema de baixa pressão irão provocar pancadas de chuvas no oeste do Paraná e centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina.

Na quarta-feira (23/10), áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão irão dar origem a um novo ciclone extratropical. Ele vai começar a atuar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. À medida que ciclone “encorpar”, ele vai provocar volumes significativos de chuva e ventos fortes no estado gaúcho.

Na quinta-feira (24/10), o ciclone ganha força no Uruguai e norte da Argentina, e vai continuar avançando pelo Rio Grande do Sul, onde vai causar fortes instabilidades no oeste e em parte do centro e sul do estado.

As áreas mais atingidas pelos volumes de chuva e rajadas de vento serão as cidades brasileiras próximas do Uruguai, norte da Argentina e do Paraguai. Nessas regiões, os ventos poderão variar de 50 a 70 km, com rajadas que podem superar os 100 km/h.

Em Porto Alegre, também haverá ventania com chuva mais fraca comparada às demais locais do Rio Grande do Sul.

A previsão aponta que, na sexta-feira (25/10), o ciclone deverá estar em alto-mar. Com isso, o tempo seco e a presença do sol começará a predominar no Sul do país. À exceção será no norte do Paraná, que ainda terá instabilidades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?