metropoles.com

Inmet alerta para chuva intensa e ventos em vários estados. Veja onde

O Inmet também publicou um alerta de tempestades para o Sul do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Chuva no centro da Capital Federal pegou os Brasilienses de surpresa Brasília DF - Metropoles
1 de 1 Chuva no centro da Capital Federal pegou os Brasilienses de surpresa Brasília DF - Metropoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuva e ventos intensos em boa parte do país para a sexta-feira (13/12). Também há o aviso para tempestade na região Sul.

As chuvas intensas serão registradas em grande parte da região Norte. No Nordeste as fortes precipitações podem ser registradas no Maranhão e no oeste do Piauí. Na parte central do país, os estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, norte de Minas Gerais e no sul da Bahia irão enfrentar as fortes chuvas.

As regiões afetadas pelo alerta amarelo terão volumes de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Tempestade

O Inmet também emitiu alerta de tempestade. Os estados afetados serão Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, Goiás e o oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessas regiões, as chuvas podem ter volumes de 55 mm/dia.

Sul

A meteorologia aponta que áreas de instabilidade entre sexta-feira (13/12) e domingo (15/12), formados pelo calor e umidade e e perturbações no escoamento do vento em altos níveis da atmosfera, associados à formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica, vão provocar instabilidade nas condições do tempo nos próximos dias na região Sul do país.

No decorrer desta sexta-feira (13/12), o Sul pode ter pancadas de chuva e trovoadas com condição para granizo em  pontos localizados, podendo ocorrer especialmente na metade oeste de toda a região Sul.

Há possibilidade, ainda, de aprofundamento de duas áreas de baixa pressão, uma mais ao sul do estado gaúcho e outra mais afastada em alto-mar, que podem afetar especialmente a metade leste da região Sul.

Esse sistema de baixa pressão pode dar origem a um ciclone extratropical próximo da costa do Rio Grande do Sul (RS).

As áreas mais atingidas podem ser o sul e leste gaúcho, com condições para rajadas de vento acima dos 60 km/h e pancadas de chuva eventualmente fortes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?