metropoles.com

Inmet alerta para chuva intensa e possível queda de energia. Veja onde

O alerta do Inmet aponta para chuvas intensas em boa parte do país, além de possível queda de energia em dois estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Nesta quarta (16), 100 mil imóveis continuam sem energia em São Paulo por causa do apagão que aconteceu após chuva e vendaval de sexta (11) - Metrópoles
1 de 1 Nesta quarta (16), 100 mil imóveis continuam sem energia em São Paulo por causa do apagão que aconteceu após chuva e vendaval de sexta (11) - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nessa quarta-feira (16/10), de chuvas intensas, tempestades, vento intenso na parte central do país. O aviso ainda aponta para uma possível queda de energia em dois estados. Os volumes de chuva podem ultrapassar 80 milímetros durante a semana.

As áreas mais afetadas por chuvas intensas estão localizadas em Goiás, Mato Grosso, metade de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, sob alerta de perigo potencial, com chuva entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos.

imagem colorida.
Alerta para chuvas intensas – Metrópoles

Em virtude das chuvas, a região norte do Mato Grosso e a parte leste de Rondônia têm risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso do Inmet de chuvas intensas para essa região está no nível laranja, com grau de severidade em perigo.

imagem colorida
Alerta de queda de energia – Metrópoles

Esse aviso do Inmet é válido até as 10 horas desta quinta-feira (17/10). Mas a previsão é de que, até 21 de outubro, a região Norte apresente áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade, que deverão provocar pancadas de chuva no noroeste e sudeste do Amazonas e no sul do Pará.

Na Região Nordeste, pancadas de chuva e trovoadas devem afetar o oeste da Bahia e o sul do Tocantins. Enquanto isso, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas também deverão ocorrer até quinta-feira (17/10), especialmente em Mato Grosso.

A partir de sábado (19/10), as chuvas se intensificarão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, com previsão de pancadas e acumulações acima de 80 mm. No Sul, a partir de quinta-feira (17/10), as regiões devem apresentar estabilidade após as tempestades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?