Inmet alerta para baixa umidade do ar em 11 estados e no DF
Fenômeno é classificado como “perigo potencial” e afetará sobretudo os moradores da região central do país
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta para a baixa umidade do ar, que pode variar entre 20% e 30% na tarde desta terça-feira (13/7).
No comunicado, o instituto classifica o caso como “perigo potencial”. O fenômeno deve ser sentido em 11 estados e no Distrito Federal. Serão afetados sobretudo os moradores da região central do país.
Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rondônia são as unidades da Federação citadas no alerta.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção.
O Inmet avisa sobre possíveis intercorrências por causa do clima. “Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, destaca trecho do alerta.
Mais frio
Após trégua, uma nova onda de frio se aproxima do Brasil. Nesta quarta-feira (14/07), uma frente fria vai avançar sobre o sul do Rio Grande do Sul, provocando chuvas .
Além disso, este sistema também provocará o declínio nas temperaturas a partir da madrugada de quinta-feira (15/07), pois na retaguarda da frente fria há uma massa de ar polar.
Até o fim da semana, uma “friaca” se espalha por outros estados do país, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, entre outros.
Veja recomendações do Inmet:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).