Inmet: 3,5 mil cidades estão em alerta laranja de chuvas. Veja onde
Municípios terão de lidar com expressivos acumulados de chuvas e ventos de até 100 km/h
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil tem alertas de chuvas intensas para 3.571 cidades. Além do grande volume de chuvas, os ventos são uma preocupação, pois poderão alcançar até 100 km/h. Os avisos partiram do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta mais grave, chamado de perigo e caracterizado pela cor laranja, é válido para as 10h da quarta-feira (5/11). Nesta área específica, podem ser afetados 860 municípios dos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal.
Este é o segundo dia de alertas de chuvas intensas consecutivos para mais de 2,6 mil cidades do Brasil.
O alerta laranja prevê a possibilidade de chuvas de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) e o acumulado em um dia poderá somar 100 mm. Além do volume expressivo de chuvas que pode vir a ser atingido, os ventos poderão chegar a até 100 km/h.
Amarelo
Nos estados de Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, há 3.571 cidades que estão sob alerta amarelo.
Pelo alerta amarelo, que vigora até às 10h da quarta, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h. Com isto, o acumulado diário pode ser de até 50 mm. No caso deste alerta, os ventos preocupam, mas a velocidade máxima deles poderá ser de até 60 km/h.
A orientação é para que as pessoas se abriguem em segurança e, caso necessário, acionem a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.