metropoles.com

Injúria contra Moraes: Toffoli exclui diálogo de advogado e cliente

Toffoli colocou a ação em sigilo até que a secretaria judiciária coloque tarjas nas conversas sobre caso de injúria contra Moraes em Roma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Moura/SCO/STF
Ministro Dias Toffoli analisou queixa-crime contra Alexandre de Moraes
1 de 1 Ministro Dias Toffoli analisou queixa-crime contra Alexandre de Moraes - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou excluir as conversas entre advogado e cliente do processo que julga o desentendimento ocorrido entre o empresário Roberto Mantovani e a família de Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma, na Itália.

O ministro, relator do caso, colocou a ação em sigilo até que a secretaria judiciária coloque tarjas nas conversas.

Toffoli atendeu a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do advogado Ralph Tórtima, que atua na defesa de Mantovani, para preservar as conversas. No inquérito, a Polícia Federal incluiu trechos de diálogos do empresário com o advogado, expondo estratégias adotadas pela defesa.

Em ofício a Toffoli, Tórtima pediu que tais mensagens fossem desconsideradas.

O ministro entendeu que a exclusão dos diálogos e a preservação do sigilo das conversas respeitam as prerrogativas da categoria.

Polícia Federal concluiu inquérito sobre injúria contra Moraes

Em 15 de fevereiro, a Polícia Federal concluiu que o empresário Roberto Mantovani Filho cometeu crime de injúria contra o filho do ministro Alexandre de Moraes, Alexandre Barci, no Aeroporto de Roma, em julho de 2023, quando o magistrado estava no país com sua família para participar de um evento.

A conclusão está em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do ocorrido. Na ocasião, o ministro e os familiares teriam sido abordados e ofendidos por brasileiros que os encontraram no terminal. O filho do magistrado teria sido agredido com um tapa.

Após analisar as provas, a PF concluiu que há “materialidade e autoria do crime de injúria” cometido por Roberto Mantovani Filho contra Alexandre Barci.

Os investigados pelas agressões são Roberto Mantovani Filho, Andreia Munarão e Alex Zanata Bignotto. Porém, a conclusão sobre o crime de injúria cabe apenas a Mantovani.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?