metropoles.com

Injeção similar ao Ozempic é liberada pela Anvisa

Mounjaro é uma injeção semanal que melhora taxa de açúcar no sangue de pacientes com diabetes tipo 2, mas também induz emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida injeção diabetes mounjaro
1 de 1 imagem colorida injeção diabetes mounjaro - Foto: Divulgação

Foi aprovada nesta segunda-feira (25/9), pela Anvisa, uma nova injeção semanal para o tratamento de diabetes tipo 2, o Mounjaro (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly. O remédio auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue de pacientes adultos junto a dieta e exercícios. 

O Mounjaro age nos receptores de dois hormônios: o GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e o GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon). GIP e GLP-1 são hormônios responsáveis pelo efeito incretina que são secretados pelo intestino em resposta aos nutrientes e atuam melhorando a liberação de insulina após uma refeição.

Ozempic: o futuro do remédio que revolucionou tratamento da obesidade

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a aprovação regulatória de tirzepatida no Brasil representa um importante marco no tratamento do diabetes tipo 2 e impactará a forma como a doença é tratada hoje.

“Além de ser a medicação com maior potência glicêmica já aprovada até hoje, ele conseguiu alcançar, na média, que indivíduos tivessem um controle glicêmico semelhantes ao de pessoas sem diabetes”, afirmou o endocrinologista Bruno Halpern, que é presidente da Abeso e ainda do Departamento de Obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), vice-presidente pela América Latina da WOF (World Obesity Federation), e um dos pesquisadores do estudo com o Mounjaro no Brasil.

Após essa aprovação regulatória, o medicamento passará pelo processo de precificação junto a CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) antes de ser liberado para comercialização, por isso ainda deve levar muitos meses para que o remédio esteja disponível nas farmácias. Para se ter ideia, o Wegovy foi aprovado pela Anvisa em janeiro deste ano e ainda não está à venda no país.

Ozempic x Mounjaro: diferença da injeção

As famosas injeções Ozempic e Wegovy (semaglutida) simulam apenas o GLP-1, enquanto o Mounjaro (tirzepatida) imita os dois hormônios. Pesquisadores apostam na eficácia da tirzepatida e que seu potencial em reduzir os níveis de glicose no sangue e induzir a perda de peso é que os dois hormônios que ela imita trabalham de modo sinérgico.

Como a semaglutida, a tirzepatida retarda o esvaziamento do estômago, levando as pessoas a se sentirem saciadas por mais tempo. A tirzepatida também inibe os sinais de fome emitidos pelo cérebro, suprimindo o apetite.

Estudos clínicos mostraram que a tirzepatida apresentou resultados sem precedentes na redução da taxa de açúcar no sangue e maior perda de peso nos pacientes com diabetes tipo 2.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?