metropoles.com

Infraestrutura retuíta postagem de perfil “Todo Dia Bolsonaro 22”

O ministério usou sua estrutura de profissionais de redes sociais para retuitar apoiador do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexander Shatov/Unsplash
Twitter
1 de 1 Twitter - Foto: Alexander Shatov/Unsplash

O Ministério da Infraestrutura usou hoje sua conta oficial no Twitter para compartilhar um post feito por um perfil chamado Todo Dia Bolsonaro 22, o @BolsonaroDiaDia. O perfil fazia propaganda de uma ação do governo de ampliação de transporte de cabotagem de mercadorias, em nome do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os elogios com foto e nome do chefe do Executivo fazem promoção dele, e não da ação do ministério em si.

O ato, na visão do advogado Luiz Eduardo Peccinin, especialista em direito eleitoral, “fere o princípio da impessoalidade administrativa, na medida em que a publicidade do governo não pode ser usada para promover agentes públicos, mas para dar ciência à sociedade os atos da administração”, ressaltou.

Veja post: 

Post ministério da Infraestrutura no twitter

O também advogado especialista em direito eleitoral Renato Ribeiro de Almeida considera que a postagem “configura abuso de poder político”, segundo disse ao Metrópoles.

“No direito eleitoral, essa figura do abuso do poder político visa evitar, justamente, uma situação como essa. A utilização da máquina pública, redes sociais e perfis oficiais, como é o caso do Ministério da Infraestrutura, para a obtenção de cunho político eleitoral”, disse.

Para ele, não pode haver uma situação em que o estado, que deve ser impessoal ainda que seu gestor ou presidente da República seja partidário e veio por meio das eleições, utilize a máquina estatal para fazer campanha para o Bolsonaro 22.

“Esse é exatamente o número do presidente da República, na tentativa de ser reconduzido ao cargo por meio das eleições. Logo, isso é abuso de poder político e é vedado pela Justiça Eleitoral. E, no mínimo, tem que ser aplicada uma penalidade de multa”, disse.

Logo após questionamento do Metrópoles à assessoria de comunicação do ministério, a postagem foi retirada do perfil oficial da pasta.

Por meio de nota, o Ministério da Infraestrutura afirmou que usa “suas redes seguindo estritamente o critério da impessoalidade e das melhores práticas previstas para seu uso adequado e de modo a dar ampla visibilidade às entregas do governo federal. O retuíte mencionado foi ocasionado por um erro pontual e imediatamente deletado após identificação”, o órgão em resposta à reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?