metropoles.com

Infraestrutura faz assembleia sob ameaça de nova greve

Os servidores da área da infraestrutura se reúnem, nesta sexta (23/8), para analisar a contraproposta do governo sobre o reajuste salarial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Aneinfra
Imagem colorida dos servidores da Infraestrutura - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida dos servidores da Infraestrutura - Metrópoles - Foto: Divulgação/Aneinfra

Após desmobilizar a greve de 48 horas desta semana, os servidores públicos da área de infraestrutura se reúnem, nesta sexta-feira (23/8), para analisar e votar a contraproposta do governo federal sobre o reajuste salarial do setor.

Caso os valores indicados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não sejam aceitos pelos servidores, o efetivo federal pode cogitar iniciar uma nova paralisação.

Segundo a presidente da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (Aneinfra), Valesk Rebouças, esta é a primeira e última contraproposta analisada porque o prazo final da mesa de negociação específica terminará nesta sexta-feira.

“Estamos enfrentando péssimas negociações. As carreiras que ‘têm uma casa’, digamos assim, que tem um ministério, uma carreira específica, têm alguém para defendê-las. Enquanto que nós [servidores da infraestrutura], que somos do próprio MGI, do órgão negociador, ficamos renegados para o final”, alegou Rebouças em entrevista ao Metrópoles.

Os analistas e especialistas de infraestrutura alegam que, apesar de ocuparem posições estratégicas e essenciais, tinham recebido “a pior proposta salarial entre todas as carreiras em negociação”.

Ela destacou: “Temos uma evasão de 36%. Uma evasão seis vezes maior do que as outras carreiras da gestão”. De acordo com a presidente, é necessário ter uma valorização do setor devido ao caráter transversal da carreira, ou seja, estar presente em vários ministérios.

Além disso, a categoria desempenha papel crucial em projetos como o Novo PAC, programa considerado a principal vitrine de obras do governo federal.

Servidores desmobilizam greve após ajuda de ministro

Nessa terça-feira (21/8), os servidores decidiram suspender a paralisação de 48 horas para contar com o apoio do ministro dos Transportes, Renan Filho, na reabertura das negociações com o MGI.

“Por voto de confiança ao senhor [Renan Filho], nós vamos suspender a nossa paralisação para que o senhor consiga nos atender e nos ajudar nesse diálogo com o MGI. Porque nós queremos dialogar, nós queremos voltar a trabalhar”, afirmou a presidente da Aneinfra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?