metropoles.com

Influenza causa 25% das internações por síndrome respiratória em SP

Hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causadas pelo vírus da gripe aumentaram nas últimas semanas na capital paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fotografia colorida. Mulher anda na chuva de guarda-chuva e mão na boca com pano
1 de 1 Fotografia colorida. Mulher anda na chuva de guarda-chuva e mão na boca com pano - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – O vírus da influenza foi a causa de 24,5% das internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na rede pública da cidade de São Paulo, entre os dias 19 a 25 de dezembro. Esse período refere-se à última semana epidemiológica do Painel Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde.

Nessa mesma semana epidemiológica, de acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, as hospitalizações por Covid-19 caíram 15% em comparação com a semana anterior, 12 a 18 de dezembro.

Atualmente, São Paulo tem 363 hospitalizados por SRAG, sendo 16 pacientes infectados pelo coronavírus (4,4%). Na semana anterior, eram 973 pessoas internadas com esse diagnóstico, sendo 37 pacientes com Covid-19 (3,8%).

4 imagens
Vacinas contra gripe são produzidas pelo Instituto Butantan
Os vírus da influenza costumam se espalhar durante o inverno, mas os patógenos encontraram espaço para se disseminar agora que as pessoas estão retomando a vida normal
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe
1 de 4

Especialistas destacam que uma das principais medidas proporcionadas pela dose de reforço consiste na ampliação da resposta imune. A terceira dose ocasiona o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o que reduz a chance de a pessoa imunizada ficar doente

Tomaz Silva/Agência Brasil
2 de 4

Vacinas contra gripe são produzidas pelo Instituto Butantan

Rovena Rosa/Agência Brasil
3 de 4

Os vírus da influenza costumam se espalhar durante o inverno, mas os patógenos encontraram espaço para se disseminar agora que as pessoas estão retomando a vida normal

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS), em novembro de 2021, foram atendidas 111.949 pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 casos suspeitos de Covid-19.

Já em dezembro, até a última segunda-feira (27/12), o órgão municipal de saúde registou o total de 238.081 pessoas com quadro respiratório, sendo 108.835 suspeitos de Covid-19.

Teste rápido de influenza

Nessa terça-feira (28/12), a Prefeitura de São Paulo adquiriu 150 mil testes rápidos para diagnóstico de influenza A e B. A testagem começará a ser oferecida na quinta-feira (30/12) a pacientes com sintomas respiratórios que procurarem uma das 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Vacinação

A cidade de São Paulo recebeu 1 milhão de doses da vacina contra a gripe e está vacinando contra a influenza todas as pessoas com mais de 6 meses de vida.

De acordo com a SMS, o Instituto Butantan atendeu a um pedido de doses adicionais para tentar amenizar o quadro preocupante de aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios, nos últimos dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?